Edição #56 / fevereiro de 2022
Uma conversa com David Grossman, que reinventa histórias contadas por uma leitora em seu novo romance, também resenhado na edição, e um texto sobre o tradutor Paulo Geiger, que acaba de verter para o português seu centésimo livro
Leitores de carteirinha: abril 2022
Leitores de carteirinha
Eduarda Albuquerque, Maria Luiza Viena Borges e Bianca Aguiar OliveiraNo princípio era a poesia
Origem, de A. Cunha
Cristiane TavaresQuem foi Rebecca?
O verão selvagem dos teus olhos, de A. T. Pereira
Camila von HoldeferDeslocamentos sensórios
Uma rosa só, de M. Barbery
Olivia NicolettiSobreviver não é suficiente
Em carne viva, de J. Woodson
Yasmin SantosDelírios digitais
A metade fantasma, de A. Pauls
Kelvin Falcão KleinAzaração em prosa e verso
As Cantadas Literárias da Brasiliense
Guto AlvesComo se tornar moderno
Homem de papel, de J. Almino
Paula SperbJogo de reminiscências
A substituição, de K. Oe
Willian VieiraSobre filmar, criar e esquecer
A vida brinca muito comigo, de D. Grossman
Thais LancmanO intérprete
Paulo Geiger
Mauro VenturaNarrar para curar feridas
Entrevista com D. Grossman
Diogo BercitoO jogo da vida
História do tarô, de I. Nadolny
Paula CarvalhoA guerra é a dúvida
Cada um carregue sua culpa, de F. Mannocchi
Simone DuarteChamado à luta
Abdias Nascimento
Fábio Silvestre CardosoUmbanda são todas as bandas
Umbandas: uma história do Brasil, de L. A. Simas
Silvana JehaAs plantas cidadãs do mundo
Entrevista com S. Mancuso
Luiza CairesArsenal de livros
O arsenal de livros de A. Antonenko
Benjamin MoserO que significa ser pobre?
O que significa ser pobre?
Marcelo MedeirosComo morre uma Constituição?
Constitutional Erosion in Brazil, de E. P. Meyer
Rafael MafeiMaíra Rosin • As Cidades e As Coisas
A casa que não encontra o lar
Modos de morar nos apartamentos duplex, de S. S. F. Costa [As cidades e as coisas]
Bianca Tavolari • As Cidades e As Coisas
Enxame e colmeias
Redes e ruas, de P. Gerbaudo [As cidades e as coisas]
Kalaf Epalanga • Um benguelense em Berlim
A fábrica da morte
A fábrica da morte [Um benguelense em Berlim]
Paulo Roberto Pires • Crítica Cultural
Os que se deixam levar
Os amnésicos, de G. Schwarz [Crítica Cultural]
Clara Drummond
Clara Drummond
Iara BidermanAndré Kitagawa
André Kitagawa
Renato ParadaDaido Moriyama revisita sua infância
O fotógrafo japonês ganha retrospectiva de suas seis décadas de carreira, marcada pelo retrato monocromático da cena urbana
Redação Quatro Cinco Um