Repertório 451 MHz,
451 MHz #5: Fernanda Montenegro, poesia slam
Ouça aqui e agora o episódio do nosso podcast sobre as memórias de Fernanda Montenegro e a poesia slam
20set2019Ouça mais Episódios
Está no ar o quinto episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros!
Mais Lidas
Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil.
Neste programa, convidamos o ator e escritor Gregorio Duvivier para conversar com o jornalista e crítico de cinema Sérgio Augusto sobre Prólogo, ato, epílogo (Companhia das Letras), o livro de memórias da atriz Fernanda Montenegro, que acaba de chegar às livrarias. Duvivier e Sérgio Augusto resenharam o livro na Quatro Cinco Um de outubro, que traz Fernanda Montenegro na capa, caracterizada como uma bruxa em ensaio fotográfico exclusivo para a revista dos livros.
No segundo bloco, a poeta Mel Duarte, estrela da cena de slam poetry no Brasil, conversa com o apresentador Paulo Werneck sobre o mundo da spoken word (poesia falada) e a antologia de poesia de mulheres negras que ela organizou e publicou pela editora Planeta, Querem nos calar.
Ao fim do programa, uma bonus track traz de volta Duvivier e Sérgio Augusto para falar de livros que estão lançando neste fim de 2019 e também de cinema — eles comentam para o ouvinte alguns filmes recentes, entre eles Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles, e também os livros que estão lancando neste fim de 2019.
Ouça o episódio aqui e agora:
A página Repertório 451 MHz reúne o link para o último episódio, além de links para os livros citados, listas, imagens, sugestões de leitura e outras indicações para se aprofundar nos temas discutidos. Você pode recebê-la no seu e-mail às 4h51 do dia de publicação de cada novo episódio.
O podcast 451 MHz pode ser ouvido gratuitamente no site da revista e também nos principais tocadores de podcasts. Ele é publicado na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês.
A apresentação é do editor Paulo Werneck e a direção é da jornalista Paula Scarpin, da Rádio Novelo, start-up de podcasts que produz o 451 MHz para a Associação Quatro Cinco Um. Para contribuir com a realização do podcast, convidamos você a fazer uma assinatura da Quatro Cinco Um, a revista dos livros.
Bloco 1 (2:50)
Sérgio Augusto e Gregorio Duvivier
No primeiro bloco, o assunto é o livro de memórias de Fernanda Montenegro, Prólogo, ato, epílogo, que acaba de ser lançado pela Companhia das Letras.
Escrito em colaboração com a jornalista e dramaturga Marta Góes, o livro é resenhado na Quatro Cinco Um de outubro pelos dois convidados deste episódio do 451 MHz: Sérgio Augusto, jornalista e crítico de cinema, e Gregorio Duvivier, ator e escritor.
O jornalista e crítico de cinema Sérgio Augusto na Flip, em 2014 [Walter Craveiro]
Sergio Augusto é um veterano da imprensa carioca que colabora com a revista dos livros desde a primeira edição — em nosso número de estreia, ele escreveu sobre Roma, de Mary Beard.
Tendo passado pelos veículos Correio da Manhã, O Pasquim, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, entre outras publicações, Sérgio tem no cinema o foco principal de sua atividade como crítico, tendo acompanhado a carreira de Fernanda Montenegro desde O Mambembe, montagem de Artur Azevedo que consagrou Fernanda e sua trupe. A literatura, a política, a música e a arte moderna também sempre estiveram em seu radar. Por esse motivo, nós o convidamos a comentar, no susto mesmo, o filme Bacurau, que está dando o que falar nas últimas semanas.
O ator e escritor Gregorio Duvivier [Raquel Pellicano]
Gregorio tornou-se conhecido pelos roteiros e atuações no grupo Porta dos Fundos, do qual é co-fundador e que é um marco da internet brasileira.
Ator de mão cheia, ela protagoniza espetáculos teatrais, atua no cinema, escreve poesia, crônicas para a Folha de S.Paulo, atua e faz roteiro no programa de TV a cabo Greg News e ainda encontra tempo para criar uma espécie de "banda literária" que sai pelo país adentro em apresentações ao lado de Xico Sá e Maria Ribeiro, projeto que ele comenta no "bonus track" do final do episódio.
Vale a pena conferir a edição da Quatro Cinco Um de outubro, que traz um ensaio fotográfico em que Fernanda Montenegro interpreta três diferentes bruxas. O ensaio teve concepção de Luciano Schmitz com fotos de Mariana Maltoni. Quem fizer uma assinatura da Quatro Cinco Um até o Dia das Bruxas (31 de outubro) no plano Assinante Associado vai receber a revista junto com um pôster especial, que mostra a bruxa Fernanda Montenegro numa fogueira de livros.
Bloco 2 (22:06)
Mel Duarte, com participacão especial de Mariana Mendes
No segundo bloco, recebemos no 451 MHz uma poeta da nova cena brasileira de slam poetry, as batalhas de poesia falada que agitam a periferia das cidades brasileiras e nos últimos anos vêm conquistando espaço na nossa vida literária.
A poeta e slammer Mel Duarte [Karú Martins]
Mel Duarte personifica, de certa forma, esse movimento cultural: em 2016, ao participar de um sarau na Flip, um poema que ela falou — uma afiada crítica à cultura do estupro — viralizou no Facebook.
Naquele ano, ela lançou sua primeira coletânea de poemas, Negra, nua e crua (Subsolo), mas já era uma figura de destaque nas periferias de São Paulo, onde criou com outras poetas o Slam das Minas SP.
Mariana Mendes [Arquivo pessoal]
Para entrevistar Mel Duarte, o apresentador Paulo Werneck convidou a crítica literária Mariana Mendes, apresentadora do canal do YouTube Bondelê, que traz entrevistas com escritoras nacionais e é um dos melhores lugares de discussão literária da internet brasileira. Mariana Mendes é colaboradora da Quatro Cinco Um, tendo publicado uma resenha sobre um romance de Luana Chnaiderman.
O slam hoje está em festivais, grandes editoras e projetos culturais do país, muitos deles do mainstream editorial. Na Flip 2019, um slam com campeões internacionais foi apresentado em Paraty, com curadoria da slammer e crítica literária Roberta Estrela D'Alva, que foi entrevistada no primeiro episódio do 451 MHz.
Neste ano, a editora espanhola Planeta, uma das maiores do mundo, publicou a antologia Querem nos calar, organizada por Mel Duarte, com poemas de quinze poetas negras.
Em sua entrevista, Mel Duarte comenta a montagem do livro, a ascensão do slam na cena cultural brasileira, o machismo no hip hop e a importância da criação de espaços de troca e experimentação poética entre mulheres.
Um parêntese (35:18)
Prêmio Kindle de Literatura
(E, bom, já que a gente está falando de poesia e de como ela é encorajadora, quem sabe tem aí algum ouvinte-escritor com um manuscrito guardado na gaveta?
Pode ser a hora de publicar!
Por isso que queria abrir um parêntese aqui para trazer um convite da Amazon Kindle, parceiro do 451 MHz desde a primeira edição.
A Amazon tem uma ferramenta bem simples de autopublicação, o KDP, que permite que você mesmo edite o seu livro e disponibilize para os leitores no formato Kindle.
E agora tem mais uma boa razão pra você usar o KDP: o 4º Prêmio Kindle de Literatura este ano tem uma parceria com a editora Nova Fronteira e com o Prime Video. E o vencedor, além de levar o prêmio de 30 mil reais e o contrato de publicação do livro impresso pela Nova Fronteira, ainda concorre, com outros premiados de todo o mundo, a ter seu livro adaptado para uma obra audiovisual no Prime Video, recebendo 10 mil dólares de adiantamento.
As inscrições já estão abertas, e duram até o dia 15 de outubro.)
Bonus track
Bacurau e outros filmes e livros deste fim de ano, com Gregorio Duvivier e Sérgio Augusto
Uma bonus track sobre livros e filmes fecha o quinto episódio do 451 MHz. Pedimos que os convidados Gregorio Duvivier e Sérgio Augusto comentassem, de bate-pronto, o filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, que está dando o que falar.
Gregorio ainda falou sobre o livro que acaba de publicar pela editora Todavia, em co-autoria com os cronistas Xico Sá e Maria Ribeiro: Crônicas para ler em qualquer lugar.
O trio formou uma espécie de banda literária, que viaja pelo Brasil em apresentações que mesclam literatura, poesia, debate político e o que mais vier na cabeça deles ou do público, sempre muito participativo.
Já Sérgio Augusto prepara um livro sobre os filmes que viu no século 21 — profundo conhecedor da era de ouro do cinema do século 20, nesta coletânea de crítica ele reúne os trabalhos que publicou nas duas últimas décadas.
Ficha técnica:
O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo para a Quatro Cinco Um
Apresentação: Paulo Werneck
Direção: Paula Scarpin
Edição: Luiza Silvestrini, Évelin Argenta e Paula Scarpin
Produção: Aline Scudeller
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Kellen Moraes
Gravado nos estúdios Tyranosom e Rastro
Para falar com a equipe: [email protected]
Porque você leu Repertório 451 MHz
Gaza no coração
Os escritores Benjamin Moser e Milton Hatoum comentam a resistência palestina e analisam o estado atual da guerra no Oriente Médio
OUTUBRO, 2024