Festival literário, Livro e Leitura,

Bienal do Livro de São Paulo destaca a leitura como forma de conexão entre gerações

Evento que acontece entre os dias 6 e 15 de setembro reúne editoras, livrarias e mais de 350 autores

04set2024 • Atualizado em: 05set2024
(Divulgação/Bienal do Livro)

A 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo começa nesta sexta-feira (6) e vai até o dia 15 de setembro no Distrito Anhembi. Com o tema “Quem lê faz grandes amigos”, o evento destaca a importância dos livros para aproximar leitores e conectar gerações.

Realizada a cada dois anos, a Bienal reúne escritores, ilustradores, editoras, livrarias e leitores em um espaço dedicado à celebração da literatura. É uma oportunidade para conhecer autores, descobrir novidades do mundo editorial e discutir leituras. 

Neste ano, a Colômbia, país de Gabriel García Márquez e sede da Feira Internacional do Livro de Bogotá, a Filbo, é a convidada especial. O país terá um espaço de 300 m² reservado para atividades e um intercâmbio cultural e literário latino-americano. Em 2022, o país convidado foi Portugal.

Serão cerca de 350 autores nacionais, como Conceição Evaristo, Stênio Gardel e Ailton Krenak, e 33 internacionais, como o norte-americano Jeff Kinney, autor da série best-seller Diário de um banana (VR Editora, 2008), e Lynn Painter, autora de Melhor do que nos filmes (Intrínseca, 2023), em lançamentos de livros, palestras e debates. 

Ouça também: No podcast 451 MHz, o escritor Ailton Krenak fala sobre literatura indígena, capitalismo e os ataques do governo brasileiro aos povos da floresta

Os ingressos custam R$ 35 (inteira) e podem ser adquiridos neste link. Quem comprar os ingressos com antecedência até 5 de setembro, um dia antes do início do evento, recebe parte do valor de sua entrada de volta para gastar em livros nos estandes da Bienal.Também será necessária a retirada de senha para autógrafos com alguns autores — as reservas para o primeiro fim de semana, que reunirá nomes como Conceição Evaristo, Sérgio Vaz e Itamar Vieira Junior, já estão esgotadas.