Repertório 451 MHz,

Tom Zé, tropicalista no último

Artista baiano é o convidado do novo episódio do podcast 451 MHz

19fev2021 - 03h51

Está no ar o trigésimo quinto episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros! Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil. 

O apresentador Paulo Werneck recebe o artista baiano Tom Zé, que relembra sua extraordinária trajetória a partir de sua recém-lançada biografia, de autoria de Pietro Scaramuzzo. A vida e a sobrevivência na pandemia, a censura nos tempos da ditadura, os novos projetos e o bloco de carnaval em sua homenagem também estão entre os temas da conversa.

Ouça aqui e agora: 

A página Repertório 451 MHz reúne os links para o último episódio e para os livros citados, listas, além de imagens, sugestões de leitura e outras indicações para se aprofundar nos temas discutidos. 

O podcast 451 MHz pode ser ouvido gratuitamente no site da revista e também nos principais tocadores de podcasts. Ele é publicado na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês. 

A apresentação é do editor Paulo Werneck e a direção é da jornalista Paula Scarpin, da Rádio Novelo, start-up de podcasts que produz o 451 MHz para a Associação Quatro Cinco Um. Para contribuir com a realização do podcast, convidamos você a fazer uma assinatura da Quatro Cinco Um, a revista dos livros.

Tom Zé em livro

Escrita pelo jornalista italiano e pesquisador de música brasileira Pietro Scaramuzzo, a biografia Tom Zé, o último tropicalista foi resenhada na edição 32 da Quatro Cinco Um pelo jornalista Guilherme Henrique.
 

O livro, que percorre a trajetória de vida e obra de Tom Zé desde seu nascimento em Irará, em 1936, até o lançamento do álbum Sem você não A, de 2017, foi lançado em novembro de 2020 pela editora Sesc São Paulo. O prefácio é de David Byrne, ex-líder dos Talking Heads e um dos grandes responsáveis pela carreira internacional do brasileiro.  

Segundo Guilherme Henrique, Scaramuzzo decidiu organizar cronologicamente a intensa vida do baiano, diferentemente do que acontece em Tropicalista lenta luta, autobiografia publicada em 2008 pela Publifolha, que mistura reflexões, entrevistas e letras de música.
 

          

Outros livros sobre o músico incluem Encontros: Tom Zé (Azougue Editorial), organizado por Heyk Pimenta, que reproduz depoimentos e entrevistas, e Estudando o samba (Cobogó), escrito por Bernardo Oliveira e parte da série O livro do disco.

Leia na Quatro Cinco Um

Além de Tom Zé, outros músicos já foram tema de resenhas na Quatro Cinco Um. Alvaro Costa e Silva escreveu sobre Luiz Melodia e Aldir Blanc. Patti Smith ganhou um texto assinado pela também cantora Letrux — que, por sua vez, participou do episódio 9 do 451 MHz.

Os livros e as letras de Bob Dylan foram analisados por Tarso de Melo. Duas biografias de Raul Seixas foram tema do texto de Carlos Marcelo e, na música clássica, Beethoven foi assunto de texto de Laura Rónai.

Capa da edição especial infantojuvenil da Quatro Cinco Um em 2020, o rapper Emicida teve seu livro resenhado por Paulo Werneck, editor da revista e apresentador do 451 MHz, e também foi o convidado do episódio 27 do podcast.

Parênteses
Todavia

Você sabia que a Todavia tem um clube de assinaturas? Todo mês, lançamentos de ficção do mundo inteiro selecionados pela editora são entregues numa caixinha na porta da sua casa. Os planos são mensais ou semestrais e na adesão você ganha uma sacola exclusiva do Clube. Assinantes ainda têm desconto no site da Todavia, além de acesso a encontros online com a equipe da editora e conteúdo complementar exclusivo. Quer receber na sua casa uma boa história todo mês? Então venha saber mais no nosso site: todavialivros.com.br/todomes.

Assinantes da Quatro Cinco Um têm 20% de desconto para compras no site da editora

Companhia das Letras

Rádio Companhia, o podcast da Companhia das Letras

Em nosso episódio nº 127, a Rádio companhia celebra a vida e obra de Lélia Gonzalez, que completaria 86 anos agora em fevereiro. As organizadoras do livro Por um feminismo afro-latino-americano, da Zahar, Flavia Rios e Marcia Lima, recebem o artista e fotógrafo Januário Garcia, que relembra momentos de Lélia Gonzalez no cotidiano e perpassa um pouco da história do movimento negro — especialmente durante o processo de redemocratização do país. O episódio traz também leituras especiais na voz de Zezé Motta. Procure aí a Rádio Companhia em seu tocador de podcasts e siga acompanhando as entrevistas, debates e clubes de leitura da Companhia das Letras.

Assinantes da Quatro Cinco Um têm 25% de desconto para compras no site da editora.

451 MHz — Ouvintes entusiastas

Criamos um plano de assinatura para você que gosta de ouvir o nosso podcast e quer nos mandar uma força extra. Com o Plano Ouvinte entusiasta, por R$ 20 por mês, você dá uma força para o 451 MHz e também para o 20 Mil Léguas, o nosso novo podcast sobre ciências e livros. E, em troca, recebe acesso completo ao nosso site e também ao nosso clube de benefícios, que dá direito a descontos de até 30% em livros e outros produtos culturais. 

Renata Campos Salles Moraes Abreu
Marcia Adorno
Guilherme Alpendre 
Leonardo Maciel Andrade
Vanessa Lopes Baldin
Maria Paula Barbosa
Leila Barreto
Thiago Barreto
Thais Bichara
Carmo Emanuel Almeida Biscarde
Samuel Valim Bologna
André Casaroli da Costa Branco
Andre Bressan
Patrícia Carneiro de Brito
Marina Buendia
Alexandre Rodrigues Caitano
José Osmar Azevedo Carneiro
Teresa Bunte de Carvalho
Eduardo Martinelli Carvalho
Cecília Tümler de Carvalho
Lucas Carvalho
Luciano Carvalho
Murilo Carvalho
Roberto Carvalho
Cecilia Castellini
Carolina Chagas
Camila Chaves
Mariane Miguel Chaves
Gabriel Navarro Colasso
Paula Colonelli
Paulo Roberto Alves Moreira da Conceição
Claudia Sampaio Costa
Walter Craveiro
Aline Viana da Cruz
Ana Carolina Lessa Dantas
Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas 
Marisa Dodorico
Gustavo Dutra
Kelly de Souza Ferreira
Ronaldo Ribeiro Ferreira
Waldomiro José da Silva Filho
Paula Fontana Fonseca
Márcia Cristina Fráguas
Luiza Franco
Maria Filomena Gregori
Caroline Greve
Julia Guarilha
Mariah Guedes
Sandrine Ghys
Paula Juchem
Sandro Vimer Valentini Junior
Fábio Kalvan
Marjorie Leite 
Claudio Lima
Leila Lima
Carla Maia
Roberta Marquezin
Maria Cristina Savaia Martini
Francisco Mastropietro
Rita Mattar
Lenivia Mendes
Valéria Midena
Loide Migliorini
Mariana Pinheiro e Moreira
Victor Muniz
Luiz Antônio Thimotti Nicoliello 
Ana Novais
Ligia Helena Sales Nunes
Valeria Wey Barbosa de Oliveira
Bruno Emanuel Carvalho Oliveira
Ana Pessoa Pacheco
Eliane Hatherly Paz
Thomaz Pereira
Luísa Plastino
Diana Radomysler
Douglas de Oliveira Rocha
Heloisa Vieira da Rocha
Leni Manzatti Rodrigues
Radmila Salviano
Fabio Cunha dos Santos
Juliano Machado dos Santos
Marcella Costa Motta dos Santos
Silvana Scarinci
Luiz Eugênio Sena
Gustavo Sénéchal
Gabriel Barbosa Silva
Victor Hugo Siqueira
Guilherme Sorgine
João Pedro de Souza
André Viana
Flávia Bezerra Tone Xavier
Luiza Martins Werneck
Thomaz Werneck
André Wolf

O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo para a Quatro Cinco Um
Apresentação: Paulo Werneck
Coordenação Geral: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Produção: Clara Rellstab e Marcelle Darrieux
Edição: Claudia Holanda
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Juliana Jaeger
Gravado com apoio técnico da Som de Cena (SP).
Para falar com a equipe: [email protected]