451, A Feira do Livro,

A Feira do Livro confirma o biógrafo de Pessoa e inicia contagem regressiva

O escritor, tradutor, pesquisador e crítico é o primeiro confirmado no festival que acontece entre 7 e 11 de junho

09mar2023 | Edição #67

O escritor, tradutor, pesquisador e crítico Richard Zenith é o primeiro nome confirmado para A Feira do Livro 2023. A segunda edição do festival literário será realizada de 7 a 11 de junho na Praça Charles Miller, em São Paulo. O autor de Pessoa: uma biografia (Companhia das Letras) vem lançar o livro na Feira com o apoio do Instituto Camões.

“A pátria de Fernando Pessoa, segundo uma das suas frases mais citadas, é a língua portuguesa. Assim, ele pertence tanto aos brasileiros (e angolanos, cabo-verdianos etc.) como aos portugueses. Foi em Florianópolis, há quarenta anos, que comecei a mergulhar-me na obra de Pessoa. Alegra-me poder voltar ao Brasil para conversar, na Feira do Livro, sobre esse poeta que é de todos”, diz o convidado.

Um dos maiores especialistas na obra de Fernando Pessoa, Zenith nasceu em Washington e vive desde 1987 em Lisboa; ele ganhou cidadania portuguesa e, em 2021, recebeu o prêmio Pessoa, que reconhece as contribuições para a vida artística, literária e científica de Portugal.

A experiência lusitana de Zenith passa pelo Brasil: ele aprendeu português em Florianópolis e traduziu para o inglês João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade, além de inúmeros textos de Pessoa – sua especialidade e objeto de uma pesquisa nos mais de 25 mil papéis deixados pelo poeta. A pesquisa monumental resultou nas 1.160 páginas de Pessoa: uma biografia, lançado em inglês em 2021. O livro também circula em paperback no Reino Unido e foi publicado em Portugal — onde mais de 14 mil exemplares já foram vendidos — e no Brasil no final do ano passado.

“O biógrafo toma a obra inacabada e fragmentária de Pessoa como ‘uma espécie de Pompeia literária’. Segundo ele, ‘muito da prosa e inúmeros poemas inconclusos, 85 anos após sua vida humana ter cessado de existir, ainda têm que ser transcritos e publicados’”, escreve Carlos Adriano em resenha do livro para a Quatro Cinco Um.

Zenith também foi curador da exposição Fernando Pessoa: plural como o universo, realizada em 2010 em São Paulo e, nos anos seguintes, no Rio (2011) e em Lisboa (2012).

“Assim como um homem que, diagnosticado com uma doença rara, não mede esforços para conhecer as causas, os sintomas e os possíveis desfechos, Pessoa procurou descobrir tudo o que podia sobre a ‘doença’ do gênio. Assim que devorou Degeneração, de Nordau, pegou uma tradução francesa de L’uomo di genio [O homem de gênio], de Cesare Lombroso, médico italiano precursor de Nordau que estudou por muito tempo as conexões entre genialidade, loucura e degeneração”, escreve Zenith em um trecho da biografia publicado na revista dos livros.

Leitores do escritor português tem mais motivos para comemorar. A Tinta-da-China Brasil, selo editorial da Associação Quatro Cinco Um, realizadora d’A Feira do Livro em parceria com a Maré Produções, está lançando uma nova edição do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa. Organizada por Jerónimo Pizarro, a edição dos textos em ordem cronológica inclui trechos descobertos recentemente no arquivo de Pessoa.

A Feira do Livro

O mais novo festival literário realiza sua segunda edição durante o feriado de Corpus Christi, de 7 a 11 de junho.

O evento reúne dezenas de editoras e livrarias de todos os tamanhos e perfis, autoras e autores queridos pelo público reunidos numa programação pluralista e democrática, conversas divertidas e relevantes, mesas literárias, oficinas, atividades e sessões de autógrafos. Tudo sem catraca, sem cobrança de entrada.

Em 2022, o evento reunião mais de 130 editoras e livrarias. A programação, iniciada com um slam comandado por Roberta Estrela D'Alva, contou com autores como Mia Couto, Djamila Ribeiro, Ailton Krenak, Carla Madeira, Maria Dueñas, Bill François, Yara Monteiro, Drauzio Varella, Sidarta Ribeiro, Hanna Limulja, Renato Noguera e Letrux, entre outros.

As novidades e a programação da edição 2023 começam a ser divulgadas nas redes sociais da @afeiradolivro.

Matéria publicada na edição impressa #67 em fevereiro de 2023.