Quatro Cinco Um,

Site .org mostra o tripé que sustenta a revista dos livros

Página institucional da Associação Quatro Cinco Um registra história e projetos

05jun2023 - 08h00 | Edição #69

Em maio de 2017, a referência no título da revista dos livros ao romance Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, que imagina um país no qual os livros são proibidos e os bombeiros atuam para incinerar bibliotecas, parecia coisa de ficção científica ou algum tipo de referência nerd. Mas rapidamente as coisas começaram a ganhar um sabor de distopia: Trump ganhou nos Estados Unidos, Bolsonaro no Brasil, o mercado editorial brasileiro entrou em uma espiral de crises e a vida intelectual, a ciência e a universidade se tornaram alvo de extremistas.

Nesse contexto de adversidades, nos últimos seis anos a Quatro Cinco Um se consolidou como principal meio de divulgação do livro brasileiro, nas mais diferentes plataformas: impressa, digital, podcast, newsletters, clubes de leitura e projetos especiais em torno do livro e da leitura.

Tripé

Em 2021, o projeto ganhou um novo pilar: a editora Tinta-da-China Brasil, fundada por Bárbara Bulhosa em 2012 e passada aos cuidados da Associação Quatro Cinco Um, que prossegue a realização do projeto editorial de publicar por aqui o melhor da literatura clássica e contemporânea de Portugal e do Brasil, além de ensaios, história, poesia e também a revista de ficção Granta em Língua Portuguesa.

Em 2022, um terceiro pilar completou o tripé: A Feira do Livro, evento de rua que reúne editores, leitores e autores em praça pública.

Os projetos são realizados com fontes de receitas diversificadas. A principal são as assinaturas da revista, o que garante a nossa independência. Publicidade, apoios institucionais, vendas em bancas e livrarias, permutas, consultorias, doações privadas e recursos de leis de incentivo cultural completam o conjunto.

Para contar como foi esse percurso, como são os nossos projetos e como nos apoiar, acaba de entrar no ar um site institucional. Em quatrocincoum.org.br, reunimos uma linha do tempo sobre a Associação Quatro Cinco Um, listamos os projetos realizados até agora, apresentamos os nossos parceiros e — o mais importante — mostramos como você pode nos apoiar.

Ao comprar um livro, assinar a revista, fazer uma doação ou apoiar um projeto em desenvolvimento como patrono você nos ajuda a levar o livro para o centro do debate no país. 

Matéria publicada na edição impressa #69 em abril de 2023.