Quatro Cinco Um,
Fernando Luna estreia coluna que resume clássicos com emojis
Em The Emoji Review, jornalista lança desafio para seguidores da Quatro Cinco Um, mostrando que para o bom leitor, meia imagem basta
22set2023 | Edição #74Foi levando ao paroxismo a máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras que Fernando Luna começou a lançar em suas redes sociais, em meio aos tormentos da pandemia e os lances inusitados das eleições presidenciais, um resumo das notícias em emojis, o Emoji News. A repercussão não chegou a mobilizar o Tribunal Superior Eleitoral, mas o sucesso entre os seus seguidores inspirou o jornalista a criar sua nova coluna na Quatro Cinco Um, a The Emoji Review.
No novo espaço, Luna diz ter realizado um antigo sonho: “Queria ser cartunista, mas emojista já me deixou feliz!” A cada quinze dias, sempre às sextas, ele mostra que é possível resumir grandes títulos da literatura mundial – seja um poema, romance contemporâneo ou clássico – com as indefectíveis figurinhas criadas pelo designer japonês Shigetaka Kurita que, ainda que não estejam nos livros, fazem parte do nosso léxico diário.
Fã de passatempos visuais, o jornalista diz ter buscado referências em leituras que vão de Guess Me (um compilado de enigmas e charadas de 1879), rébus do século 19, as piadas da revista norte-americana de humor Mad, até as colagens do poeta e designer espanhol Joan Brossa.
Luna já vinha dividindo com os seguidores sua vasta bibliografia na Antologia Profética, coluna que assina às segundas na revista Gama, em que citações de grandes autores se encaixam em crônicas sobre o cotidiano e o noticiário. O jornalista também é cofundador do site Mina, uma plataforma de bem-estar.
Mais Lidas
100 mil seguidores
Fernando Luna vem reforçar a presença da Quatro Cinco Um nas redes sociais, sobretudo no Instagram, principal plataforma de interação da revista dos livros com seus seguidores, que em agosto atingiu a marca de 100 mil leitores onívoros.
Ele passa a integrar um time de colunistas que conta com o poeta angolano Ondjaki (Deslembramentos), a escritora Juliana Borges (Perspectiva Amefricana), os escritores Djaimilia Pereira de Almeida e Humberto Brito (Onde Queremos Viver), a professora e pesquisadora Bianca Tavolari (As Cidades e as Coisas), o fotógrafo Renato Parada (Folha de Rosto) e o editor Paulo Roberto Pires (Crítica Cultural).
Matéria publicada na edição impressa #74 em setembro de 2023.
Porque você leu Quatro Cinco Um
A revista dos livros está de casa nova
Novo site reorganiza acervo publicado desde 2017 com novos recursos e guia de eventos, editoras e livrarias
ABRIL, 2024