Quatro Cinco Um,

A revista dos livros está de casa nova

Novo site reorganiza acervo publicado desde 2017 com novos recursos e guia de eventos, editoras e livrarias

01abr2024 • 08abr2024 | Edição #80

Você já deve ter visto que estamos de casa nova. Desde março está no ar o nosso novo site, um enorme repertório de textos, imagens e podcasts sobre os melhores livros publicados no Brasil nos últimos anos. O novo site reorganizou e abriu novas portas de entrada para o conteúdo, melhorando a experiência do usuário e oferecendo mais recursos aos assinantes. Ainda ampliamos a exposição da produção editorial brasileira e criamos ferramentas para explorar o universo do livro e da leitura. O resultado final é uma plataforma, talvez a maior do país, de curadoria, serviço e informações voltados para o leitor de livros.

A nova casa da Quatro Cinco Um repaginou o conteúdo publicado na revista desde 2017 — resenhas, reportagens, perfis, entrevistas e ensaios. As diferentes áreas da produção intelectual foram agrupadas em três categorias principais: Políticas, Poéticas e Ideias. Além desses três eixos, o tradicional Listão — seleção mensal de novidades das livrarias — ganhou uma interface mais amigável para a leitura e a consulta. A homepage também foi atualizada, permitindo edição mais ágil e navegação mais agradável.

Novas páginas foram criadas para explorar os conteúdos que a Quatro Cinco Um publicou nos últimos sete anos. Na página Antologia, por exemplo, os editores selecionaram textos memoráveis e sempre atuais do acervo. A página Obra Completa traz uma visão rápida dos diferentes formatos jornalísticos, oferecendo outra perspectiva da produção da revista. 

A maior novidade é o Bagagem Literária: com livre acesso para todos os leitores, a seção estreia com três partes principais. A primeira é a Agenda, que agrega uma seleção dos eventos literários, virtuais, híbridos ou presenciais, de todo o país. A ferramenta é análoga ao Listão, mas voltada para eventos: sessões de autógrafos, debates, festivais e outros encontros literários. Além disso, um Guia de Editoras reúne informações de mais de cem casas editoriais e um Guia de Livrarias reunirá informações sobre lojas de todo o país.

As responsáveis pelo projeto foram a editora executiva da Quatro Cinco Um, Beatriz Muylaert, e a diretora executiva da Associação Quatro Cinco Um, Mariana Shiraiwa. Desde o final de 2021, Muylaert trabalhou com a designer Paula Carvalho e o diretor de redação Paulo Werneck na criação de um site que mostrasse com fidelidade tudo o que a revista produz. Carvalho tem rodagem no impresso e é autora do projeto gráfico de sites relevantes no jornalismo brasileiro, como os das agências Pública, Repórter Brasil e Mural e o da revista Gama, o que ajudou no diálogo entre o produto impresso e o digital.

Combustão digital

Em 2024, a forma de produzir e ler a revista é completamente diferente da de sete anos atrás. Em 2017, a Quatro Cinco Um estreou como publicação exclusivamente impressa: o nome da revista alude à temperatura da combustão do papel na escala Fahrenheit, numa citação ao clássico de Ray Bradbury. Em 2018, a revista desenvolveu o seu primeiro site com paywall, permitindo acesso digital a todo o seu conteúdo — mas a forma de produzi-lo, distribui-lo e consumi-lo ainda baseava-se na lógica do impresso, com a publicação simultânea de todo conteúdo no dia 1º de cada mês.

A partir de 2020, com a pandemia, a digitalização se acelerou, com a intensificação da publicação nas redes sociais, a criação de newsletters e o aumento do número de assinantes digitais. As publicações no site pouco a pouco ficaram mais frequentes.

Lançado em 2024, o novo site consolida a implementação na Quatro Cinco Um da lógica do digital first, que vem sendo adotada por veículos de todo o mundo. Segundo esse princípio, os conteúdos são pensados para o formato digital e depois adaptados para o impresso, e não o contrário.

A experiência do leitor foi aperfeiçoada em três níveis de acesso: leitor sem cadastro, leitor cadastrado e assinante. Visitantes sem cadastro podem ler até três conteúdos fechados livremente. Os leitores cadastrados podem ler mais dois textos fechados, se inscrever em newsletters, além de salvar textos em sua Antologia pessoal, empilhar livros em sua Pilha de livros e salvar eventos em seus Encontros marcados. Já os assinantes, além de acessarem todos esses conteúdos e recursos de forma ilimitada, podem ainda fazer a gestão de sua assinatura e seu perfil. Venha nos visitar!

Matéria publicada na edição impressa #80 em abril de 2024.