Listão da Semana,

Como ler Fernando Pessoa e mais 9 lançamentos.

‘Ler Pessoa’ chega às livrarias brasileiras nesta semana como um guia para compreender o essencial da obra do português que se multiplicou em personas diversas.

05maio2023 • 08fev2024 | Edição #59

Homenagem ao fingidor maior, Ler Pessoa chega às livrarias brasileiras nesta semana como um guia para compreender o essencial da obra do português que se multiplicou em personas diversas. Especialista na obra pessoana, o autor Jerónimo Pizarro escreve: “Creio que Fernando Pessoa foi e não foi um, nenhum e cem mil. Creio que historicamente foi um, o homem que nasceu em 1888 e morreu em 1935, ainda que nesse lapso de tempo tenha vivido muitas vidas; penso que literariamente foi um e nenhum, porque optou por atenuar a sua identidade autoral, de modo a assumir a das suas personagens; e julgo que postumamente é já cem mil e talvez milhões ou centenas de milhões, se tivermos em conta, sobretudo, a dimensão maciça da sua presença na internet”.

Completam a seleção da semana um tratado sobre a autocracia e a erosão democrática ao redor do mundo, ensaios de Contardo Calligaris concluídos pouco antes de sua morte, o novo romance de João Silvério Trevisan e os novos poemas de Marília Garcia, além de outras novidades quentinhas.

Continue lendo assinando a revista dos livros

Assine
Ou preencha o cadastro e leia mais dois textos. Cadastre-se aqui

Quem escreveu esse texto

Mauricio Puls

É autor de Arquitetura e filosofia (Annablume) e O significado da pintura abstrata (Perspectiva), e editor-assistente da Quatro Cinco Um.

Marília Kodic

Jornalista e tradutora, é co-autora de Moda ilustrada (Luste).

Matéria publicada na edição impressa #59 em junho de 2022.