Encontro de Leituras,

Stênio Gardel é o convidado do Encontro de Leituras de julho

Escritor cearense conversa com leitores brasileiros e portugueses sobre ‘A palavra que resta’, romance vencedor do National Book Award

17jun2024 - 16h36 • 18jun2024 - 10h57
(Fernanda Oliveira/Divulgação)

O escritor cearense Stênio Gardel é o convidado do próximo Encontro de Leituras, parceria editorial entre o jornal português PÚBLICO e a Quatro Cinco Um em torno de livros publicados nos dois lados do Atlântico.

No dia 9 de julho, terça-feira, às 18h do Brasil e 22h de Portugal, ele conversará sobre A palavra que resta, lançado no Brasil em 2021 pela Companhia das Letras e que chega em julho em Portugal pela Dom Quixote. 

Em 2023, o romance de estreia tornou Gardel e sua tradutora Bruna Dantas Lobato os primeiros brasileiros a levar o National Book Award, prêmio literário mais importante dos Estados Unidos. A história de Raimundo, homem analfabeto que aprende a ler motivado por uma carta de amor, venceu na categoria Literatura Traduzida, desbancando romancistas experientes como Pilar Quintana, David Diop, Mohamed Mbougar Sarr e Fernanda Melchor. 

“Estar ali e receber o prêmio é uma conquista que deixa a gente tonto, ainda mais para mim e Bruna, que viemos do Ceará e do Rio Grande do Norte. É uma grande realização”, disse Gardel, após vencer o prêmio, à Quatro Cinco Um. “Essa vitória entra [para a história] pela minha própria presença como autor gay. Que o livro possa inspirar outros meninos, adultos e velhos a persistir.” 

O acesso ao clube do Encontro de Leituras é gratuito. O evento é aberto a todos que queiram participar e pode ser acessado através do ID 821 5605 8496 e da senha de acesso 719623. Para se inscrever, basta acessar este link.

O evento não é transmitido nas redes, nem disponibilizado depois. Os melhores momentos são publicados no podcast Encontro de Leituras, disponível no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outros aplicativos habituais.

No último Encontro de Leituras, a filósofa Djamila Ribeiro abordou algumas dores e lutos ao revisitar as memórias de sua família na autobiografia Cartas para minha avó (Companhia das Letras, 2021). 

Parceria dos dois lados do Atlântico

O Encontro de Leituras junta leitores de língua portuguesa e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. A parceria entre o PÚBLICO e a Quatro Cinco Um inclui um espaço editorial fixo nos dois veículos e uma newsletter mensal sobre o trânsito literário e editorial entre os países de língua portuguesa.