Capa,
Machado de Assis e outras ficções negras
O celebrado artista Dalton Paula retrata Machado de Assis na capa do mês da Consciência Negra
01nov2020 | Edição #39 nov.2020No mês da Consciência Negra, nossa capa traz o escritor Machado de Assis pelos olhos do artista Dalton Paula. O artista nascido em Brasília trabalha com pintura, fotografia e instalação para explorar as exigências do Atlântico Negro, a produção de conhecimento no longo caminho da violência racial e os ritos e rituais religiosos da diáspora africana. Paula já teve trabalhos expostos na Bienal de São Paulo, na Bienal do Mercosul, na Trienal do Novo Museu, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), no Instituto Tomie Ohtake e no Museum of Modern Art (MoMA).
O especial de literatura afro-atlântica traz textos sobre James Baldwin, Ralph Ellison, Ta-Nehisi Coates, Ruth Guimarães, Edimilson de Almeida Pereira, Bernardine Evaristo e David Diop. Textos sobre a trajetória de 40 anos do Movimento Negro Unificado e o feminismo afro-latino-americano de Lélia González também fazem parte da edição.
A revista tem ainda textos sobre o machismo e o racismo na crônica brasileira, a ligação entre as milícias do Rio e a política nacional, a privação de direitos do trabalhador da periferia, a ficção científica de Ursula K. Le Guin, a trilogia bestseller de Hilary Mantel, os 75 anos da bomba atômica, a história do homem que revolucionou a imprensa brasileira e uma entrevista com Ziraldo sobre os 40 anos do Menino Maluquinho.
Matéria publicada na edição impressa #39 nov.2020 em outubro de 2020.
Porque você leu Capa
De Freud a Fanon
No especial de psicanálise, Sigmund Freud, Otto Gross e Frantz Fanon ajudam a compreender as tensões atuais
FEVEREIRO, 2021