Literatura infantojuvenil,

Os refúgios de Alice Walker

Poema da vencedora do Pulitzer sobre a capacidade de acolhimento humano em qualquer parte do mundo ganha edição especial ilustrada

28jun2022 - 17h08 | Edição #59

O poema de Alice Walker “Gente legal está em todo lugar” — “Sweet People Are Everywhere”, no original — ganhou uma versão ilustrada, lançada em edição especial pela editora José Olympio. Com desenhos de Quim Torres e tradução de Nina Rizzi, o livro é uma celebração da humanidade. O poema é uma espécie de incentivo a um jovem músico que obtém seu primeiro passaporte, pois cita 37 lugares ao redor do mundo onde podem ser encontradas pessoas legais.

Quase sessenta anos depois de sua publicação nos Estados Unidos, clássico ilustrado da literatura infantil chega ao Brasil

Com a simplicidade e profundidade características dos enredos infantis, Walker faz o leitor refletir sobre sentimentos familiares a qualquer pessoa que vá para um lugar novo e conheça pessoas diferentes, independentemente da idade. Estimula a refletir sobre a capacidade de acolhimento inerente ao ser humano, que pode ser encontrada seja qual for a localização geográfica. Um voto de esperança diante de um mundo tão dividido. 

Os desenhos completam o tom lúdico, apresentando pequenas referências dos países mencionados. No caso do Brasil, por exemplo, a ilustração tem crianças soltando pipa em uma favela, em um cenário internacionalmente atribuído ao país incorporado a uma brincadeira amplamente popular. No fim da publicação, há ainda uma série de notas sobre as ilustrações. 

Outros lugares

A obra também traz uma entrevista com a autora na qual ela conta sobre a inspiração por trás do poema, relembra os anos em que começou a se interessar pela escrita e comenta sobre o que gostaria que as crianças sentissem ao ler a publicação:

“Quero que as crianças que estejam lendo este livro se familiarizem com a ideia de que existem outros lugares”.Walker é dona de uma extensa obra, com mais de vinte livros publicados, incluindo ficção, poesia, não ficção e infantis. Sua escrita é marcada pelo ativismo em defesa das mulheres negras e por críticas à desigualdade, à pobreza e à injustiça social. Seu livro mais famoso, A cor púrpura — que venceu o prêmio Pulitzer e o American Book Award e completou quarenta anos em 2022 —, aborda bem essas questões.

Walker faz refletir sobre sentimentos familiares a qualquer pessoa que vá para um lugar novo, não importando a idade

De certa forma, um dos aspectos que caracterizam toda a obra de Alice Walker se faz presente em Gente legal está em todo lugar, pois a mensagem que fica é que o leitor deve continuar acreditando no melhor do ser humano e lutar por isso. Afinal, conforme a própria autora sugere, pessoas legais podem ser encontradas em todo lugar.

Este texto foi realizado com o apoio do Itaú Social

Em seu primeiro livro infantil, a poeta Nina Rizzi retrata a maternidade vivida à distância pelos olhos de uma criança que visita a mãe na prisão

Quem escreveu esse texto

Kelly Ribeiro

É jornalista, radialista e produtora cultural.

Matéria publicada na edição impressa #59 em junho de 2022.