Infantojuvenil,

Pedro Davi, 14

História de uma menina faz a gente pensar que os sonhos podem se realizar

13nov2018 | Edição #6 out.2017

Este livro foi uma obra que me surpreendeu muito. De narrativa e história fáceis de se entender, ele nos cativa pelo fator simplicidade, explícito em cada página do livro.

Nascida no interior de Minas, numa cidadezinha tão pequena que nem se encontrava no mapa, Antônia sempre teve um sonho: ser tenista. Esse sonho nasceu nem ela sabe de onde, só sabe que desde pequena tinha isso em seu coração. Antônia morava com seus avós, que a amavam muito e a ajudavam como podiam.

Quando ela tinha uns quatro ou cinco anos, sua avó a ajudou a fazer uma raquete de papelão, e a bola foi feita com meia misturada com fios de lã que sobraram da costura da avó, que era bordadeira profissional. Aquela raquete não era lá grande coisa, mas Antônia achou o máximo.

Quando sua avó morreu, o mundo de Antônia caiu. Ela chorou muito e pensou que seu mundo tinha acabado. Foi aí que apareceu seu tio Jessé, que morava em São Paulo e convenceu o avô, mesmo a contragosto de Antônia, a ir para São Paulo.

Após chegarem à cidade, Antônia ficou muito triste, já que lá não tinha mais muitas outras coisas que tinham na sua cidade. Até que um dia seu tio Jessé chegou em casa e mostrou um panfleto de um projeto social que ensinava tênis para crianças que não tinham condições para pagar. Foi nesse dia que percebeu que sua vida em São Paulo poderia não ser tão ruim assim.

O resto do livro vai contar sobre os esforços de Antônia para realizar seus sonhos e seus belos e deliciosos momentos de alegria e realização, que, para quem tem um coração de manteiga (e até quem não tem), pode arrancar várias lágrimas, como a cena em que Antônia entra pela primeira vez em uma quadra de tênis.

O mais legal neste livro é que a grande pergunta que fazemos não é “será que ela chegou lá?”, mas “como ela chegou lá e até onde ela irá?”.

O livro é escrito de forma que nos deixa ver que Antônia não conquistou seus sonhos todos, mas que está batalhando por eles. Tal livro, com seu jeito simples, nos faz pensar em como nossos sonhos são expressamente possíveis, e que não devemos deixar que ninguém nos fale que não podemos ir a algum lugar ou nos coloque barreiras. A mensagem explícita neste livro é: os sonhos são possíveis, só basta acreditar neles o suficiente! 

Especial Infantojuvenil: oferecimento Itaú Social

Quem escreveu esse texto

Pedro Davi Soares de Oliveira

É de Ipatinga (MG) e, em 2017 e 2018, aos 14 e 15 anos, participou dos especiais infantojuvenis da Quatro Cinco Um.

Matéria publicada na edição impressa #6 out.2017 em junho de 2018.