Repertório 451 MHz,

Café com Ronaldo Correia de Brito

O escritor fala de modernismo, arte popular, medicina em tempos de Covid e o olhar sudestino sobre a cultura

05mar2021

Está no ar o trigésimo sexto episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros! Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil. 

O apresentador Paulo Werneck recebe o dramaturgo e ficcionista Ronaldo Correia de Brito, que apresenta seu novo livro e fala sobre modernismo, arte popular, Gilberto Freyre, Ariano Suassuna, Manuel Bandeira, a medicina em tempos de Covid e o olhar sudestino sobre a cultura. 

Ouça aqui e agora: 

A página Repertório 451 MHz reúne os links para o último episódio e para os livros citados, listas, além de imagens, sugestões de leitura e outras indicações para se aprofundar nos temas discutidos. 

O podcast 451 MHz pode ser ouvido gratuitamente no site da revista e também nos principais tocadores de podcasts. Ele é publicado na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês. 

A apresentação é do editor Paulo Werneck e a direção é da jornalista Paula Scarpin, da Rádio Novelo, start-up de podcasts que produz o 451 MHz para a Associação Quatro Cinco Um. Para contribuir com a realização do podcast, convidamos você a fazer uma assinatura da Quatro Cinco Um, a revista dos livros.

Compilação

Ronaldo Correia de Brito acaba de lançar seu novo livro de crônicas, A arte de torrar café (Objetiva/ Grupo Companhia das Letras), que reúne mais de vinte anos de sua produção narrativa. Nos textos, que ele define como algo “entre o ensaio, a crônica e o conto, entre a não ficção e a ficção”, o autor transita entre o Recife, os subúrbios de Paris, a Praça de Maio, em Buenos Aires, e a rota árdua dos romeiros em procissão a Juazeiro. O livro é composto por 55 textos, sobre os quais o autor escreveu em seu site.

Nas telas

Autor de romances, contos, peças teatrais, crônicas e livros infantojuvenis, Ronaldo transita por diversas linguagens artísticas além da literatura, como a música e o teatro. Entre seus trabalhos de sucesso está o auto de Natal Baile do Menino Deus, encenado nas ruas do Recife desde 1983. Em dezembro passado, a peça foi adaptada para o audiovisual e virou um filme transmitido na Rede Globo Nordeste, disponível no Globoplay e no YouTube. 

   

Entre os livros notáveis do escritor estão o romance Galileia, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2009, e Dora sem véu, em que traça um retrato do Brasil e faz premonições pessimistas — porém realistas — para o país. “O romance é sempre motivo para eu tratar do meu personagem principal e favorito em toda a minha literatura, que é o Brasil”, diz. Seus livros já foram traduzidas para o francês, espanhol, italiano, hebraico, inglês, alemão, romeno, búlgaro, finlandês e húngaro. 

A biblioteca de Ronaldo

     

Ao longo da conversa, o escritor pontua alguns dos autores e livros que admira, caso de João Cabral de Melo Neto — “as palavras dele estão no lugar certo sempre” — e Manuel Bandeira — “li com muito cuidado os dois volumes de crônicas que ele publicou pela Cosac Naify”. Manuel Bandeira foi tema do episódio 18 deste podcast, e João Cabral de Melo Neto é capa da Quatro Cinco Um #43, que está nas bancas  — escrevem sobre ele Marise Hansen, José Almino de Alencar e Odorico Leal.

Ronaldo fala também de Gilberto Freyre, autor do clássico Casa-Grande & Senzala: “Os mesmos que se encantam com os cânones da dança moderna norte-americana e europeia não se encantam com os cânones da dança do reisado, com os cânones do frevo, com os cânones do cavalo-marinho. Isso é terrível. Freyre teve consciência disso e viveu a vida falando e escrevendo sobre isso”.

 

Sobre Euclides da Cunha, é menos elogioso: “Os sertões é o livro mais equivocado! Ele deformou todo o olhar sobre o Nordeste. É um livro de encomenda do jornal O Estado de S. Paulo e da elite paulista sobre o que era Canudos. Seria a mesma coisa que Bolsonaro encomendar um livro sobre a questão dos índios brasileiros ao ministro do meio ambiente dele. É o livro mais preconceituoso e destruidor do que é o nordeste e o sertão”. Euclides da Cunha foi capa da Quatro Cinco Um #24, com textos de Maria Rita KehlWalnice Nogueira Galvão e Jorge Coli.

Ao final do episódio, Ronaldo Correia de Brito e o apresentador Paulo Werneck relembram o escritor Antonio Carlos Viana (1944-2016), sergipano que foi um dos maiores contistas brasileiros do século 20, autor de obras como Cine privê, pelo qual recebeu o prêmio APCA  de melhor livro de contos em 2009. “Ele merece ser lido tanto quanto João Cabral ou Clarice Lispector”, diz Ronaldo.

Parênteses
Companhia das Letras

Está de volta o Clube Rádio Companhia, um encontro mensal em que nossa equipe convida leitores e especialistas para debaterem os livros do Grupo Companhia das Letras. E você já pode conferir a nossa estreia de 2021, uma conversa sobre Marrom e amarelo, de Paulo Scott apresentada por Thais Britto, que revezará essa função com Enrico Sera nessa nova temporada. O próximo encontro, agora em março, vai tratar de Depois a louca sou eu, de Tati Bernardi. O clube acontece sempre na última semana do mês e você pode enviar seu comentário em nossas redes sociais. Quem não gosta de falar sobre aquele livro marcante, não é mesmo? Então, fique ligado e acompanhe nosso clube de leitura na Rádio Companhia, o podcast da Companhia das Letras.

Assinantes da Quatro Cinco Um têm 25% de desconto para compras no site da editora

Todavia

Estão abertas as inscrições da segunda edição do prêmio todavia de não ficção. Estamos em busca de reportagens que, ancoradas em apuração, pesquisa e escrita consistentes, iluminem fatos e nos ajudem a conhecer novas histórias. Prepare o seu projeto ou incentive algum amigo a ter seu livro publicado. O livro não precisa estar pronto, mas é preciso apresentar um texto inicial de pelo menos 160 mil caracteres. O vencedor ganha um contrato de publicação com a Todavia que inclui um adiantamento no valor de R$ 15 mil. As inscrições vão até 23 de abril. Leia o regulamento completo e se inscreva em: todavialivros.com.br/premio. Prêmio todavia de não ficção – histórias reais para tempos irreais

Assinantes da Quatro Cinco Um têm 20% de desconto para compras no site da editora.

Especial Rubem Fonseca

No dia 12 de março publicaremos um episódio especial do 451 MHz, em formato narrativo, sobre a vida e a obra de um dos autores centrais da literatura brasileira contemporânea, Rubem Fonseca, que morreu há um ano. Nesse episódio especial, vamos seguir no encalço do Rubem Fonseca para responder perguntas, desfazer clichês e compreender as razões de sua enorme influência na literatura brasileira contemporânea. Esse será o primeiro de uma coleção de episódios roteirizados que explorarão a vida e a obra dos nossos grandes autores. Saiba mais aqui.

451 MHz — Ouvintes entusiastas

Criamos um plano de assinatura para você que gosta de ouvir o nosso podcast e quer nos mandar uma força extra. Com o Plano Ouvinte entusiasta, por R$ 20 por mês, você dá uma força para o 451 MHz e também para o 20 Mil Léguas, o nosso novo podcast sobre ciências e livros. E, em troca, recebe acesso completo ao nosso site e também ao nosso clube de benefícios, que dá direito a descontos de até 30% em livros e outros produtos culturais. 

Renata Campos Salles Moraes Abreu
Marcia Adorno
Guilherme Alpendre 
Leonardo Maciel Andrade
Vanessa Lopes Baldin
Maria Paula Barbosa
Cristina Ribeiro Barczinki
Leila Barreto
Thiago Barreto
Thais Bichara
Carmo Emanuel Almeida Biscarde
Samuel Valim Bologna
André Casaroli da Costa Branco
Andre Bressan
Patrícia Carneiro de Brito
Marina Buendia
Alexandre Rodrigues Caitano
José Osmar Azevedo Carneiro
Teresa Bunte de Carvalho
Eduardo Martinelli Carvalho
Cecília Tümler de Carvalho
Lucas Carvalho
Luciano Carvalho
Murilo Carvalho
Roberto Carvalho
Cecilia Castellini
Carolina Chagas
Camila Chaves
Mariane Miguel Chaves
Gabriel Navarro Colasso
Paula Colonelli
Paulo Roberto Alves Moreira da Conceição
Claudia Sampaio Costa
Walter Craveiro
Aline Viana da Cruz
Ana Carolina Lessa Dantas
Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas 
Gustavo Dutra
Kelly de Souza Ferreira
Ronaldo Ribeiro Ferreira
Waldomiro José da Silva Filho
Paula Fontana Fonseca
Márcia Cristina Fráguas
Luiza Franco
Maria Filomena Gregori
Caroline Greve
Julia Guarilha
Mariah Guedes
Sandrine Ghys
Paula Juchem
Sandro Vimer Valentini Junior
Fábio Kalvan
Ilana Katz
Marjorie Leite 
Claudio Lima
Leila Lima
Myrna Lima
Carla Maia
Roberta Marquezin
Maria Cristina Savaia Martini
Francisco Mastropietro
Rita Mattar
Lenivia Mendes
Valéria Midena
Loide Migliorini
Mariana Pinheiro e Moreira
Victor Muniz
Luiz Antônio Thimotti Nicoliello 
Ana Novais
Ligia Helena Sales Nunes
Valeria Wey Barbosa de Oliveira
Bruno Emanuel Carvalho Oliveira
Ana Pessoa Pacheco
Eliane Hatherly Paz
Thomaz Pereira
Luísa Plastino
Diana Radomysler
Douglas de Oliveira Rocha
Heloisa Vieira da Rocha
Leni Manzatti Rodrigues
Radmila Salviano
Fabio Cunha dos Santos
Juliano Machado dos Santos
Marcella Costa Motta dos Santos
Silvana Scarinci
Luiz Eugênio Sena
Gustavo Sénéchal
Gabriel Barbosa Silva
Victor Hugo Siqueira
Guilherme Sorgine
João Pedro de Souza
André Viana
Flávia Bezerra Tone Xavier
Thomaz Werneck
André Wolff

O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo para a Quatro Cinco Um
Apresentação: Paulo Werneck
Coordenação Geral: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Produção: Clara Rellstab e Marcelle Darrieux
Edição: Claudia Holanda
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Juliana Jaeger
Gravado com apoio técnico da Som de Cena (SP).
Para falar com a equipe: [email protected]