Literatura japonesa,

Romance controverso de Yoko Ogawa é tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um

‘Hotel Íris’, da premiada autora japonesa, é o livro do encontro de maio, que tem como convidado o psicanalista Lucas Liedke, do podcast Vibes em Análise

09maio2024 - 17h17 • 09maio2024 - 18h05
(Shinchosha/Divulgação)

Autora de romances premiados e conhecida por abordar o tema da memória em ficções que fogem do óbvio, Yoko Ogawa volta a ser tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um no dia 23 de maio. Hotel Íris, lançado em abril pela Estação Liberdade com tradução de Jefferson José Teixeira, será debatido com os leitores e com o psicanalista Lucas Liedke, apresentador do podcast Vibes em Análise e convidado desta edição.

No romance, Ogawa dá mais mostras da sofisticação de sua prosa em um romance controverso. A história é narrada por Mari, uma adolescente de dezessete anos que trabalha na recepção do hotel da família e se sente atraída por um hóspede misterioso, de sessenta e poucos anos e com um passado suspeito quanto à morte da esposa. Os dois começam um relacionamento buscando prazer por meios degradantes, humilhantes e violentos. Em uma narrativa envolvente, a personagem questiona recordações pessoais e alheias enquanto afirma, referindo-se ao próprio caso, expor “o lado mais abjeto de um ser humano”.

Conhecida dos integrantes assíduos do clube de leitura, a literatura de Yoko Ogawa foi tema do 21º encontro, em julho de 2021, que discutiu Polícia da memória (Estação Liberdade) e contou com a participação de Socorro Acioli. A escritora resenhou o livro na Quatro Cinco Um: “Uma história sobre obscurantismo e memória, que tem paralelos com o Brasil da anticiência e do apagamento”.

No ano passado, também na revista dos livros, a escritora japonesa falou sobre os principais temas que atravessam sua obra, como memória, corpos e crueldade. “Escrevo na esperança de que a imaginação do leitor revele paisagens que eu mesma não previ, sem precisar, como escritora, definir as coisas de maneira conclusiva”, disse em entrevista a Aparecida Villaça.

Convidado de maio, o psicanalista Lucas Liedke é apresentador, junto com o colega André Alves, do podcast Vibes em Análise, que discute temas da cultura contemporânea, como déficit de atenção, ansiedade climática e viralismo de maneira acessível e interessante. O programa deu origem esse ano a um livro homônimo, publicado pela editora Nacional. Liedke também é autor de Entre sessões: psicanálise para além do divã (Paidós, 2023).

O encontro acontece na quinta, 23, às 19 horas, via Zoom. Participantes do clube têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da editora Estação Liberdade, por meio do cupom JHSP451 (válido até 25 de maio). O cupom não é aplicado ao valor do frete e só pode ser usado para um CPF.

Cinquenta encontros

Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Haruki Murakami, Sayaka Murata,Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza. Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta do mês.

Em março, quando a parceria atingiu a marca de cinquenta encontros com leitores, a Japan House São Paulo lançou uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados, a agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter mensal de literatura japonesa da Quatro Cinco Um.

Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um
Livro: Hotel Íris, de Yoko Ogawa
Data: 23 de maio
Hora: 19h (duração aproximada de 1h30)
Local: on-line
Valor: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)

Editoria com apoio Japan House São Paulo

Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.