Literatura infantojuvenil,

Novo livro de J.K. Rowling ganha tradução para o português

Foram disponibilizados cinco capítulos de “O Ickabog” e as regras para o concurso de ilustração

03jun2020

O novo livro infantojuvenil de J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, começou a ser traduzido para o português. Os primeiros cinco capítulos de “O Ickabog”, um conto de fadas ambientado em uma terra imaginária, foram disponibilizados de modo gratuito nesta quarta-feira (3) no site do livro. São eles “Rei Fred, o Intrépido”, “O Ickabog”, “A morte de uma costureira”, “A casa silenciosa” e “Daisy De Pombal”.

A tradução está sob a responsabilidade de Ryta Vinagre, que já havia traduzido outros livros de Rowling, nos quais ela usa o pseudônimo Robert Gailbraith, como O chamado do cuco e Vocação para o mal (Rocco), e da saga Crepúsculo, de Stephanie Meyer (Intrínseca). 

Os demais capítulos serão disponibilizados em português, aos poucos, até 17 de julho, ao menos um novo capítulo será lançado, totalizando 34. O livro traduzido impresso sairá no Brasil em novembro pela editora Rocco.

A autora britânica também anunciou que vai usar desenhos enviados por crianças entre sete e doze anos para ilustrar a edição impressa. As inscrições podem ser feitas no site até dia 24 de julho. Os desenhos devem ser feitos a mão, em papel formato carta e com orientação no sentido vertical (retrato) para depois serem escaneados ou fotografados. Além de ter os desenhos publicados como ilustração no livro, as autoras das imagens vão ganhar um exemplar da obra com autógrafo da autora e vinte livros da editora Rocco para doar à biblioteca da sua escola ou da comunidade.

No site também podem ser encontradas as sugestões que Rowling faz das ilustrações. A competição já está valendo para crianças do Reino Unido, da Irlanda, da Austrália, da Nova Zelândia, da Índia, dos EUA e do Canadá

Rowling ainda declarou que cederá 100% de seus royalties a projetos e organizações que ajudam os grupos mais afetados pela Covid-19.

Esse texto foi realizado com o apoio do Itaú Social