Um novo radar de cultura contemporânea

451, Refazenda,

Um novo radar de cultura contemporânea

Jefferson Barbosa estreia coluna sobre tendências e movimentos artísticos na Quatro Cinco Um

20set2024
Acordo (2024), de Lucas Finonho. Acrílica sobre tela e pedra brita (Wesley Sabino/Divulgação)

Estreia neste mês de setembro a coluna Refazenda, um espaço dinâmico que vai tratar de movimentos artísticos e promover discussões ligadas ao campo da cultura contemporânea. Com curadoria de Jefferson Barbosa, a coluna mensal traz perfis e entrevistas, análises de movimentos artísticos, dicas de exposições e lançamentos e tendências culturais.

Jornalista, global fellow da Fundação Ford, membro da Coalizão Negra por Direitos e autor de A Mãe do mundo: vida e lutas de Mãe Beata de Yemanjá (Malê, 2023), Barbosa comandará esse espaço de ideias, nomes e principalmente histórias de lugares que geralmente ficam de fora das conversas do meio cultural no eixo Rio-São Paulo. O jornalista também foi um dos fundadores dos coletivos PerifaConnection e Voz da Baixada.

Jefferson Barbosa, jornalista e novo colunista da Quatro Cinco Um (Arquivo pessoal)

“A gente vai buscar essa conversa pelo caminho da arte, que toma as ruas e terreiros das periferias, e do que está sendo e do que precisa ser visto, ouvido, sentido”, escreve o colunista na primeira edição. “Me lembrou da lógica de um agricultor que ganha um pedaço de terra para cultivar, escolhendo as sementes, arando a terra, e sacando o que faz sentido plantar em cada momento, época, atento aos sinais do tempo.”

Refazenda

Batizada Refazenda — título inspirado na canção de Gilberto Gil, “do que está sendo inventado, reinventado, descoberto”, explica Barbosa — a nova seção, a que todos os leitores têm acesso sem paywall, é realizada com o apoio da Casa de Cultura do Parque, instituição cultural que promove exposições, debates e outras atividades em um espaço vizinho ao Parque Villa-Lobos, em São Paulo.

“A Casa de Cultura do Parque tem imensa satisfação em apoiar o lançamento da coluna Refazenda, um espaço que celebra a riqueza e a diversidade da cultura brasileira contemporânea”, diz Regina Pinho de Almeida, diretora-executiva e fundadora da instituição. “Acreditamos no poder da arte como ferramenta de transformação social e na importância de conectar diferentes linguagens, como literatura, música e artes visuais, para criar experiências significativas e promover o acesso à cultura.”

Casa de Cultura do Parque, instituição cultural e apoiador da coluna Refazenda (Ian Scabia/Divulgação)

Ao trazer notícias de artistas de diferentes regiões do Brasil e propor diálogos, a coluna convida a uma compreensão mais profunda da produção atual, enquanto estimula a reflexão crítica e a participação ativa na construção do cenário cultural. A edição de estreia da Refazenda, publicada em 20 de setembro de 2024, traz um perfil do artista maranhense Joelington Rios, imagens do artista plástico carioca Lucas Finonho, uma entrevista com a rapper paraense Nic Dias, o livro de MC Martina, poeta slammer que narra seu cotidiano no Complexo do Alemão, além de outras exposições e newsletters para ter no radar.

O que sustenta o Rio, Aqualtune, de Joelington Rios — artista mencionado na estreia da coluna Refazenda (Fotomontagem/Divulgação)

“Artistas como Adriana Varejão, Criolo e Conceição Evaristo evidenciam a pluralidade de vozes e expressões que compõem nosso cenário cultural”, diz a diretora da Casa de Cultura do Parque. “Confiamos que a Refazenda será um canal fundamental para difundir o trabalho de artistas, estimular a produção cultural e fomentar o pensamento crítico. Esperamos que a coluna inspire e mobilize cada vez mais pessoas a se engajarem com a arte.”

Jefferson Barbosa se une a outros oito colunistas da Quatro Cinco Um — Bianca Tavolari (As cidades e as coisas), Djaimilia Pereira de Almeida e Humberto Brito (Onde queremos viver), Fernando Luna (The Emoji Review), Juliana Borges (Perspectiva amefricana), Paulo Roberto Pires (Crítica cultural), Renan Quinalha (Livros e livres) e Renato Parada (Folha de rosto). A coluna será publicada sempre na terceira sexta-feira do mês.

Editoria com apoio da Casa de Cultura do Parque

Em 2024, a Quatro Cinco Um estreia a editoria de cultura contemporânea, com com apoio da Casa da Cultura do Parque