Infantojuvenil,

Helena, 11, Rio de Janeiro, RJ

A Quatro Cinco Um selecionou os melhores livros para crianças e jovens publicados no Brasil em 2018 e convidou jovens leitores de diferentes regiões a resenhar um de seus prediletos

01out2018 - 01h51 | Edição #16 out.2018

O gênio do crime é um livro que conta sobre quatro amigos: Bolachão, Edmundo, Pituca e Berenice, mais conhecidos como a Turma do Gordo. A turma resolveu ajudar o dono de uma fábrica de figurinhas a descobrir a fábrica clandestina que estava produzindo figurinhas falsas.

Achar uma fábrica clandestina não seria uma tarefa fácil porque o chefe do esquema, o gênio do crime, tinha uma tática infalível, que muitos detetives não conseguiam desvendar. Foi a partir daí, utilizando a esperteza do Bolacha, as táticas do Edmundo, a curiosidade do Pituca e a perseverança da Berenice que a grande missão da Turma do Gordo começou. 

Sentimentos

Ao longo da história tive diferentes sentimentos, às vezes sentia uma certa preocupação, às vezes quase pulava de alegria. A cada parágrafo aparecia uma imagem diferente na cabeça, onde eu criava novas ideias do que iria acontecer. Uma aventura onde cada personagem tem suas características especiais faz com que o texto seja mais divertido e empolgante.

Eu me perguntava o que iria acontecer. Se ele iria conseguir achar o que precisava, se eles conseguiriam achar a fábrica clandestina, se conseguiriam entender o esquema do gênio do crime ou se iriam falhar. Isso atormentava a minha cabeça e fazia com que eu lesse cada vez mais para saber o que realmente ia acontecer. Quando comecei a ler, não dava para parar, e quando eu parava, ficava o dia pensando o que ia acontecer. Isso despertou em mim uma enorme curiosidade.

Recomendo muito esse livro porque ele mistura suspense, aventura e humor. Você mergulha na história e não quer mais sair. É definitivamente um dos melhores que eu já li na minha vida.  

Quem escreveu esse texto

Helena Evangelista Degenszajn

É de Rio de Janeiro (RJ) e, em 2018, aos 11 anos, participou do especial infantojuvenil da Quatro Cinco Um.

Matéria publicada na edição impressa #16 out.2018 em outubro de 2018.