A livraria Megafauna, que promove o festival no Centro de SP (Divulgação)

Literatura, Poesia,

Festival Poesia no Centro reúne mais de 90 autores em São Paulo

Entre os dias 16 e 18 de maio, poetas e pesquisadores do Brasil e do exterior debatem o lugar da poesia na atualidade; confira a programação

07maio2025 • Atualizado em: 08maio2025

Poetas, pesquisadores e jornalistas de diferentes cantos do Brasil e do mundo vão ocupar a região central da capital paulista para debater e ler poesia contemporânea na primeira edição do Festival Poesia no Centro, que acontece de 16 a 18 de maio. O evento terá encontros com os autores convidados no palco do Teatro Cultura Artística, onde está localizada uma das unidades da livraria Megafauna, organizadora do evento. 

Com curadoria geral da crítica literária Rita Palmeira e mais de noventa escritores participantes, o Poesia no Centro vai reunir em treze mesas autores e autoras que representam a diversidade da poesia contemporânea e intelectuais ligados ao universo da poesia. A programação inclui escritores brasileiros e convidados vindos da Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Irlanda e Portugal. 

A poeta e tradutora fluminense Bruna Beber (Renato Parada)

Além do palco principal no Cultura Artística, um palco paralelo vai receber o Megafone, espaço do festival que tem curadoria de Bruna Beber, poeta e colunista do 451 MHz. Realizado num bar montado no evento, esse outro eixo da programação recebe cinquenta autores selecionados via chamada aberta e mais treze convidados pela curadora.

Autores que criam e falam de poesia

O poeta e diplomata mineiro Francisco Alvim é quem abre o primeiro dia de festival, na sexta-feira (16). O autor da coletânea Poemas (1968-2000) conversa com os poetas e editores Heitor Ferraz Mello e Alice Sant’Anna.

Em seguida, sobem ao palco três grandes nomes da poesia negra contemporânea brasileira: Cuti, Miriam Alves e Oswaldo de Camargo. Eles participam da mesa “No bojo de três poetas”, mediada pela professora, pesquisadora e tradutora Fernanda Silva e Sousa. 

A poeta estadunidense Tracy K. Smith (Krista Schlueter/Divulgação)

Ainda na sexta-feira, o evento recebe a vencedora do Pulitzer Tracy K. Smith, entrevistada pela Quatro Cinco Um na edição de maio. A poeta estadunidense conversa com as escritoras Adriana Ferreira Silva e Nanni Rios. 

No sábado (17), o festival começa com um debate entre os poetas Carlito Azevedo, Jussara Salazar e Tarso de Melo. Em seguida, acontece uma conversa entre o desenhista brasileiro André Dahmer e o poeta irlandês Stephen Sexton, mediada por Alexandra Moraes, ombudsman da Folha de S.Paulo.

A programação principal do segundo dia também inclui mesas com os poetas Leonardo Gandolfi, Lilian Sais, Roberta Iannamico e Paloma Vidal; com Ana Martins Marques, Fabrício Corsaletti e o colunista da Quatro Cinco Um Fernando Luna; e um encontro entre outros dois representantes da poesia brasileira contemporânea, Angélica Freitas e Renato Negrão, com a jornalista e apresentadora Juliana Perdigão.

A editora e poeta Sofia Mariutti (Divulgação)

No dia de encerramento (domingo, 18), a poeta Sofia Mariutti, editora da Tinta-da-China Brasil — selo editorial da Associação Quatro Cinco Um — mediará uma mesa com as escritoras Prisca Agustoni e Uljana Wolf. Outros nomes de destaque do último dia de festival são as slammers Carol Dall Farra e Luz Ribeiro; e a poeta pernambucana Adelaide Ivánova, que fará uma performance ao lado das atrizes Mirella Façanha e Nash Laila.

Já o Megafone, palco paralelo do festival, terá a participação de Amara Moira, Gregorio Duvivier, Lubi Prates, Marcelo Ariel, entre outros. Confira aqui a programação completa do Festival Poesia no Centro.

Esquenta

Nos dias de maio que precedem o fim de semana do festival, acontece o Circuito Poesia no Centro — um aquecimento antes do evento no Teatro Cultura Artística. De 5 a 16 de maio,, oficinas, encenações, leituras e debates serão realizados em livrarias de rua, centros culturais, museus e outras instituições localizadas no centro de São Paulo. 

Esse esquenta tem o objetivo de estimular a cena literária da região e vai ocupar as livrarias Eiffel, Lovely House, Simples, Gráfica e Sentimento do Mundo; o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e o Sesc Consolação; a Biblioteca Mário de Andrade; o Museu da Língua Portuguesa e o Museu Judaico de São Paulo. Veja a programação completa do Circuito Poesia no Centro.