Fósforo

[Palavra da editora] A editora Fósforo foi fundada em 2021 com o objetivo de expandir o horizonte cultural de seus leitores e de contribuir para o debate público brasileiro. Suas principais áreas de atuação são ficção literária, não ficção narrativa e jornalística, ciências humanas, divulgação científica e poesia. Em seu catálogo, estão autoras e autores brasileiros e estrangeiros de diferentes países, idiomas e épocas.

Áreas de atuação Ficção, Não-ficção, Literatura nacional, Literatura estrangeira, Poesia, Urbanismo e arquitetura, Divulgação Científica, Psicologia, Produção literária de autores negros

Porte Médio porte

Livros da editora

Olhe as luzes, meu amor

Annie Ernaux

Trad. Mariana Delfini Editora Fósforo // 80 pp • R$ 64,90

A francesa ganhadora do Nobel escreve um tipo de diário-meditação — próximo do formato que costumeiramente faz uso, a autossociobiografia — sobre a influência dos grandes supermercados na sociedade moderna e seu domínio perante a figura da mulher. De maneira analítica e crítica, Ernaux reflete sobre consumo, classes sociais, desejo e a relação complexa entre capitalismo e tempo.

 

+

Uma mulher

Annie Ernaux

Trad. Marília Garcia Editora Fósforo // 64 pp • R$ 64,90

Escrito anos após O lugar, em que conta sobre o pai, a francesa ganhadora do Nobel narra o momento em que recebeu a notícia da morte da mãe, e reconstitui suas memórias da figura materna, mas também da mulher de classe operária que sempre buscou independência. Com episódios de sua própria infância, juventude e vida adulta, descreve a viuvez da mãe, a distância entre as duas após a ascensão social da filha e seus momentos finais, quando foi morar numa casa de repouso em decorrência do Alzheimer.

+