Laut, Liberdade e Autoritarismo,

Segunda temporada do Revoar

Como a mudança climática afeta a liberdade: nova temporada do podcast Revoar

01nov2020 | Edição #39 nov.2020

O aquecimento global é a grande ameaça existencial do nosso tempo. Ondas intensas de calor, inundações, secas e estiagens são eventos climáticos extremos que ocupam cada vez mais o cotidiano brasileiro e de outras partes do mundo. A ciência do clima demonstra que isso é resultado de longo processo de atividades humanas baseadas em emissão de gases de efeito estufa. Queima de combustíveis fósseis e o desmatamento de grandes florestas estão entre as principais causas do aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera.

O fenômeno não impacta apenas nosso estilo de vida e bem-estar material. Pode afetar as condições da vida social e política e ameaçar a democracia e a liberdade. 

Há mais ou menos três décadas, muitos Estados do mundo começaram a planejar iniciativas institucionais e jurídicas, no plano internacional e doméstico, para se adaptar ou mesmo mitigar os efeitos desse processo. O esforço necessário é massivo: descarbonizar o modo de produção econômica que se desenvolve desde a Revolução Industrial e construir uma economia pós-carbono. Apesar de avanços modestos, o tema se tornou incontornável e já inspira mobilização política e social em todo o mundo.

Um Estado não pode fazer isso sozinho, mas somente dentro de um largo concerto internacional e de longo prazo. A arquitetura institucional da democracia moderna, que em geral promove alternância de poder a cada quatro ou cinco anos, sempre teve dificuldade de planejar os desafios de longo prazo. Muitos dos líderes autocráticos em ascensão pelo mundo, por sua vez, fecham os olhos para o problema e abraçam o negacionismo científico.

Na segunda temporada do podcast Revoar, que estreia no mês de novembro, discutiremos diferentes desafios que a mudança climática nos impõe, como a reimaginação democrática, os impactos discriminatórios globais e locais e o valor político de biomas como a Amazônia. Para quem ainda não escutou a primeira temporada, sobre autoritarismo e discriminação, os oito episódios estão disponíveis aqui: www.laut.org.br/revoar.

Editoria especial em parceria com o Laut

LAUT – Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo realiza desde 2020, em parceria com a Quatro Cinco Um, uma cobertura especial de livros sobre ameaças à democracia e aos direitos humanos.

Quem escreveu esse texto

Conrado Hübner Mendes

Professor de direito da USP, é autor de Constitutional Courts and Deliberative Democracy (Oxford).

Alice Amorim

Advogada, coordenou o portfólio de política climática do iCS Clima e Sociedade.
 

Joana Setzer

È advogada e pesquisadora.

Matéria publicada na edição impressa #39 nov.2020 em outubro de 2020.