
Revoar,
Racismo climático?
Episódio do podcast Revoar discute como a história da crise climática está profundamente associada ao racismo
07jan2021Quem são os maiores responsáveis pela crise climática? E quem são as pessoas mais impactadas por essa crise? Será que esse debate tem cor? As respostas a essas perguntas levam à conclusão inequívoca de que não dá para falar de mudança do clima sem falar de racismo.
O Revoar já abordou vários aspectos do racismo estrutural e das mudanças climáticas, mas não chegou a tratar da questão do racismo ambiental ou climático. Aliás, sabe o que isso quer dizer exatamente?
A discussão sobre racismo ambiental vem ganhando mais força no contexto climático, mas é uma luta política há pelo menos trinta anos. E a expressão "racismo ambiental" foi cunhada primeiramente nos Estados Unidos, associada à concentração de mais atividades poluentes em bairros com maior presença de negros e negras.
Mais Lidas
Pesquisas mostram que, nos Estados Unidos, percentuais desproporcionais de pessoas negras vivem em locais poluídos por resíduos tóxicos, com impactos negativos à saúde, como câncer, asma, função cardíaca degradada e pressão alta. Além disso, as comunidades negras estão desigualmente localizadas em áreas vulneráveis aos perigos climáticos e recebem menor proteção do governo. Após o furacão Katrina, por exemplo, mais de 80% das casas perdidas pertenciam a negros, e estes representaram mais da metade do total de mortes.
Para entender como a história da crise climática está profundamente associada ao racismo, refletir sobre a lógica por trás desse fenômeno e falar sobre como o racismo ambiental se manifesta na nossa sociedade, o Revoar convidou duas lideranças negras que vêm atuando nessa agenda no Brasil, Amanda Costa, colunista da Agência Jovem de Notícias e criadora do projeto Perifa sustentável, e Diosmar Santana, geógrafo, pesquisador e escritor.
O programa apresenta o que é racismo climático, como ele ocorre e quem são as vítimas. Fala das injustiças provocadas por um sistema estruturalmente racista, causador de desigualdades e da crise climática. Debate sobre políticas e práticas racistas de longa data que levaram a uma maior vulnerabilidade dos negros aos impactos das mudanças climáticas e outras crises globais. E conclui que, sem olhar para o racismo silencioso embutido nas decisões de clima, não se consegue combater as injustiças que criam tanto a crise climática como o racismo estrutural
O Revoar é publicado semanalmente, às quintas-feiras, sempre no começo do dia. A temporada Crise Climática e Democracia é apresentada por Joana Setzer e Conrado Hubner, com produção da Rádio Novelo. Para falar diretamente com a equipe, escreva para [email protected].