Encontro de Leituras,

Tati Bernardi é a convidada do encontro on-line de março

Escritora e roteirista conversa com leitores brasileiros e portugueses sobre seu livro ‘Homem-objeto e outras coisas sobre ser mulher’

05mar2024 - 19h04 | Edição #79

O Homem-objeto de Tati Bernardi será o tema do próximo Encontro de Leituras, parceria editorial entre o jornal português PÚBLICO e a Quatro Cinco Um em torno de livros publicados nos dois lados do Atlântico.

No dia 12 de março, às 19h do Brasil e 22h de Portugal, a escritora, roteirista e podcaster Tati Bernardi conversa sobre seu livro Homem-objeto e outras coisas sobre ser mulher, lançado no Brasil pela Companhia das Letras (2018) e em Portugal pela Tinta-da-China (2023).

Casamento, família, filhos, sexo, trabalho, literatura, machismo, saúde mental e outros temas são tratados na coletânea de crônicas de Bernardi. A seleção inclui textos que a autora publica semanalmente na Folha de S.Paulo desde 2013 e uma crônica inédita, “Meu marido joga video game”:

“Alguma coisa acontece no meu coração que só quando cruzo a cozinha e a sala de televisão: lá está ele, focado, olhos arregalados, suado, gemendo, os músculos do pescoço tomados por um empenho que ele nunca teve ao resolver um perrengue da casa, variadas veias com a intumescência que só deveria aflorar em outros desafios. Meu marido joga video game.”

Assim Bernardi começa a crônica que abre o livro, mostrando muito bem a que veio — e o que podem esperar os leitores no encontro, apresentado por Isabel Coutinho, jornalista responsável pelo Leituras, site do PÚBLICO dedicado aos livros, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um.

O acesso ao clube é gratuito, o evento é aberto a todos os que queiram participar e pode ser acessado através do ID 821 5605 8496 e da senha de acesso 719623. Para se inscrever, basta acessar este link

O evento não é transmitido nas redes, nem disponibilizado depois. É uma experiência para ser vivida por aqueles que se juntam à sessão. Os melhores momentos são depois publicados no podcast Encontro de Leituras, disponível no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outros aplicativos habituais. 

On-line, impresso, presencial

O ponto de partida da parceria foi o clube de leitura realizado pelo PÚBLICO e a Folha de S.Paulo durante os últimos três anos na plataforma Zoom. No novo formato, além dos encontros virtuais que acontecem nas segundas terças-feiras de cada mês, o Encontro de Leituras inclui um espaço editorial fixo no jornal português e na revista dos livros brasileira e uma newsletter mensal sobre o trânsito literário e editorial entre as diferentes culturas que falam português.

Romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário publicadas no Brasil, em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé, Guiné-Bissau e Timor e onde mais houver boa literatura em língua portuguesa lançada dos dois lados do oceano serão resenhados, comentados e divulgados nas páginas impressas e nos sites do jornal e da revista, nas reuniões on-line com os autores e na newsletter mensal — que também trará as novidades das livrarias e os eventos literários em Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades onde se fala português. Eventos presenciais na programação de festivais e em outras ocasiões também estão no radar.

Matéria publicada na edição impressa #79 em março de 2024.