Saiba como doar livros para o RS durante A Feira do Livro

451, A Feira do Livro,

Saiba como doar livros para o RS durante A Feira do Livro

Exemplares coletados entre 29 de junho e 7 de julho serão destinados a bibliotecas gaúchas atingidas por enchentes

28jun2024

O festival literário de rua A Feira do Livro, que acontece de 29 de junho a 7 de junho em São Paulo, realiza este ano uma campanha para arrecadar livros para o Rio Grande do Sul. O objetivo é recompor o acervo de bibliotecas escolares e comunitárias do estado atingidas pelas enchentes em maio.

Idealizada por profissionais do mercado editorial e pela comunidade de professores Redelê, em parceria com a Associação Quatro Cinco Um, a iniciativa tem a meta de coletar e distribuir pelo menos 40 mil exemplares — 1 livro por criança atingida pela enchente —, que serão destinados a escolas e bibliotecas nos municípios de Canoas, Colinas, Pelotas e Porto Alegre.

Um ponto de coleta n’A Feira do Livro, montada na praça Charles Miller, em frente à Arena Mercado Livre Pacaembu, vai receber doações de exemplares novos ou em bom estado. Quem precisar de uma mão para trazer as doações até o espaço, pode contar com a ajuda de um carregador, com carrinho de carga, que estará à disposição. Basta solicitar o serviço no ponto de doação.

O que vale doar

Serão aceitos livros de literatura, literatura infantil e juvenil, quadrinhos e gibis. Não serão recebidos manuais, enciclopédias, material didático e apostilas, além de livros rasgados, danificados ou faltando páginas.

Professores e bibliotecários voluntários farão uma triagem dos exemplares recebidos, para garantir que as escolas e bibliotecas atendidas recebam apenas obras de qualidade e adequadas ao seu público.

Onde mais doar livros

Além das doações durante A Feira do Livro, as seguintes livrarias paulistanas funcionam como ponto de coleta até 5 de julho:

Livraria da Vila – Fradique e Higienópolis • Livraria AigoLivraria BiblaLivraria TardeLivraria MegafaunaLivraria Gato sem RaboLivraria Ponta de LançaLivraria SimplesLivraria 3×4Livraria CabeceiraLivraria Casa de Livros

Pessoas físicas ou jurídicas na Grande São Paulo que queiram doar mais de 150 livros podem agendar a coleta escrevendo para o email [email protected]. As retiradas serão realizadas até o dia 05 de julho.

A ação também aceita a inscrição de novos pontos de coleta. Basta enviar um e-mail para [email protected] ou baixar o cartaz para divulgação no perfil de Instagram da Redelê.

Os livros arrecadados serão enviados ao Rio Grande do Sul durante o mês de julho. A iniciativa foi idealizada por profissionais do mercado editorial e pela comunidade de professores Redelê, em parceria com a Associação Quatro Cinco Um, e tem patrocínio das editoras Fósforo e Todavia e apoio de Fundação Itaú, Klabin e Beyond. 

Doações em escolas

Em agosto, a campanha vai chegar a escolas privadas de São Paulo. Os títulos coletados por elas serão enviados para as escolas e bibliotecas comunitárias gaúchas no início de setembro. Estudantes, dirigentes escolares e professores que têm interesse em participar da ação podem escrever para o email [email protected].

A Feira do Livro 2024

29 jun.—7 jul.
Praça Charles Miller, Pacaembu

A Feira do Livro é uma realização da Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro no Brasil, e da Maré Produções, empresa especializada em exposições e feiras culturais. O patrocínio é do Instituto CCR, do Itaú Unibanco e Rede, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da TV Brasil e da Rádio Nacional de São Paulo.

Peraí. Esquecemos de perguntar o seu nome.

Crie a sua conta gratuita na Quatro Cinco Um ou faça log-in para continuar a ler este e outros textos.

Ou então assine, ganhe acesso integral ao site e ao Clube de Benefícios 451 e contribua com o jornalismo de livros independente e sem fins lucrativos.