451,
‘Kyoto’, do Nobel de Literatura Yasunari Kawabata, será tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um de setembro
Romance do escritor japonês sobre as transformações da primeira capital do país será debatido pela pesquisadora e colunista da Quatro Cinco Um Bianca Tavolari
06set2024 • Atualizado em: 25nov2024Kyoto, romance do escritor japonês Yasunari Kawabata, publicado no Brasil pela Estação Liberdade com tradução de Meiko Shimon, será o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de setembro, que acontecerá na quinta-feira (26), às 19h, via Zoom. As inscrições podem ser feitas neste link. Para debater o livro, a convidada será Bianca Tavolari, professora, pesquisadora e colunista da Quatro Cinco Um.
Com descrições fotográficas, o título, publicado originalmente em 1962, ajuda a entender as nuances da cidade que foi capital do Japão entre os anos 794 e 1868 a partir da história de uma jovem e sua família.
Chieko, filha adotiva de um comerciante de quimonos, trabalha na loja da família e vive a falência do negócio. Em meio a esse processo, ela se depara com as mudanças na antiga capital japonesa, principalmente em relação aos valores culturais tradicionais e seu conflito com a influência do Ocidente.
Kawabata é considerado um dos autores mais importantes autores da literatura japonesa do século 20. Kyoto foi um dos últimos livros do escritor, que morreu em 1968, ano em que recebeu o Nobel de Literatura.
Os participantes do clube terão 30% de desconto no livro no site da editora Estação Liberdade com o cupom JHSP451 — válido até 28/09. Ele pode ser aplicado apenas na compra de livros físicos. O cupom não é aplicado ao valor do frete e só pode ser usado uma vez por CPF.
Literatura japonesa
Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza.
Mais Lidas
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta do mês. Em março, quando a parceria atingiu a marca de cinquenta encontros com leitores, a Japan House São Paulo lançou uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um (acesse aqui).