451,

A Quatro Cinco Um de dezembro traz o aguardado especial “Os melhores livros de 2023”

Os lançamentos queridinhos do ano, resenhas sobre eles e outras entrevistas, crônicas e mais

05dez2023 - 15h16 | Edição #77

A Quatro Cinco Um de dezembro traz o aguardado especial “Os melhores livros do ano”. Oitenta colaboradores da revista escolheram, sem rigor matemático ou debates preliminares, os lançamentos do mercado editorial brasileiro que mais fizeram suas cabeças em 2023. A arte da capa é do artista plástico pernambucano Pedro Vinicio. Confira o índice da edição ou, se for assinante, leia o fac-símile digital. Assine a revista dos livros para receber em casa.

Entre os queridinhos estão o livro-poema de Ana Martins Marques, o romance de Natalia Timerman sobre a perda do pai, uma história da língua portuguesa por Caetano W. Galindo e o infantojuvenil de Sidnei Nogueira, todos resenhados na edição.

Manifestantes no cruzamento das avenidas Faria Lima e Rebouças, em São Paulo, em junho de 2013 [George Campos/USP Imagens]

A edição traz ainda resenhas de Sergio Fausto sobre livros que tentam explicar Junho de 2013, dez anos depois; Celso Rocha de Barros sobre Marcelo Medeiros e a chocante desigualdade brasileira; Fernando Limongi sobre Levitsky, Ziblatt e a aberração da democracia norte-americana. Além disso, textos sobre os versos de Eucanaã Ferraz (por José Miguel Wisnik) e Julia de Souza (por Paulo Roberto Pires), uma biografia de Elizabeth Bishop, as memórias de Tove Ditlevsen, Eliane Robert Moraes e sua orgia organizada, o mito da morte de D. Sebastião; entrevistas com Gabriela Wiener e Mariana Felix; e crônicas dos nossos colunistas sobre figuras que marcaram suas vidas.

A edição traz destacados 23 livros e um listão com 108 lançamentos em 21 áreas.

Matéria publicada na edição impressa #77 em novembro de 2023.