
As mentiras da nonna: como o marketing inventou a cozinha italiana
Alberto Grandi
Editora Todavia // 208 pp • R$ 79,90
O autor italiano e professor de história da alimentação na Universidade de Parma esquenta o debate sobre a “verdadeira culinária italiana” enquanto desmonta mitos e lendas acerca de suas origens.
Em resenha na Quatro Cinco Um, Heloisa Lupinacci escreve: “As mentiras da nonna não é exatamente um livro de comida — é, sim, de história. E quem costuma ler sobre comida para se deliciar com anedotas fabulosas e detalhes hiperespecíficos sobre pratos e ingredientes pode se irritar. Mas outra coisa a ser dita sobre esta leitura é que ela é boa. De maneira bem geral, Alberto Grandi dedica toda sua energia a destruir as anedotas míticas e precisões exageradas que sustentam a cozinha típica italiana. Ele chega a ser chato. Qualquer pessoa que goste de falar sobre comida, especialmente em torno da mesa, vai gostar de ter lido esse livro.”
Leia resenha do livro