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Humberto Brito

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Fort Wayne

Joel Sternfeld e a aposta em algo ininteligível para a maioria: perceber como é que se vê a cores

01nov2024 • Atualizado em: 04nov2024 | Edição #87 nov

Há gente que fotografa a cores; há gente, menos gente, que fotografa a preto e branco; e há gente, ainda menos, que fotografa a esquemas de cores. A inferioridade numérica sugere uma doença rara, uma espécie de febre dos olhos que nunca vi diagnosticada, até hoje, por Joel Sternfeld.

Detalhe de ‘The Swan, No. 12’, de Hilma Af Klint (Reprodução)

A explicação de Sternfeld surge no posfácio de Nags Head (Steidl, 2024), livro cuja questão da cor o torna uma prequela do monumental American Prospects (1987). “Sempre que via na paisagem um fenómeno cromático de alguma forma coincidente com um exercício tipo [Josef] Albers sobre as propriedades perceptuais da cor, fazia uma fotografia.”

Este é já um relato da fase exuberante do contágio a qual se segue não do uso da cor em si, mas da cor enquanto tema. É uma doença bela e inofensiva, excepto para o paciente, que dá consigo a interrogar-se “quais são os princípios estéticos da fotografia a cor? Com o tempo”, admite Sterfeld, “cheguei a uma formulação: numa fotografia a cores bem sucedida, o significado da imagem emerge, de algum modo, do uso da cor”. Mas esta formulação “não resolvia a questão da estrutura cromática global da imagem”, então, a gente põe-se a estudar teoria da cor. É quando se perde contacto com o fluxo do presente: a paisagem torna-se mental, perde-se a exterioridade para os esquemas de cor, e a cegueira da cor produz imagens.

Folheando Nags Head, constata-se uma inteligência das imagens relativamente ao texto, isto é, o tema da cor não tem talvez o peso que se lhe atribui. As imagens superam-no e não se esgotam nele. Mas isso ser tema é justamente o punctum do livro: uma forma discreta de coragem, a de apostar a vida em fazer uma coisa ininteligível para a maioria, por exemplo, perceber como é que se vê a cores.

Alguns anos mais tarde, este género de coragem viria a ser testado pelos próprios constrangimentos do processo e da indústria, quando, vivendo numa Volkswagen enquanto fazia as imagens de American Prospects, Sternfeld buscou por “cenários com significado para a minha ideia da América e propriedades cromáticas que permitissem unir forma e contexto”. Percorrer um continente na suposição da existência de tais cenários; o risco de desperdiçar a vida em nome de uma quimera. “Só muito de vez em quando podia enviar a película por FedEx para ser revelada em Nova Iorque, havia intervalos de dois ou três meses.”

Gostamos de pensar em quem progride às cegas, indiferente à saciedade e à sociedade

Gostamos de pensar em quem assim progride, às cegas e sem validação, seja fotógrafo, poeta ou romancista, como figuras heróicas, indiferentes à saciedade e à sociedade. “Dava comigo muitas vezes a pensar que era um fracasso.” E projectava-se falhado, fantasiando-se a terminar cozinheiro de café em Fort Wayne, Indiana. “E por que Fort Wayne? Soava-me bem: nunca lá tinha estado. Seria um desconhecido de parte incerta, a autêntica anomia.”

Acordo em 2024 e ninguém se projecta já desconhecido, de parte incerta. A autodefinição é o género literário do presente e cabe em 140 caracteres. Pergunto-me onde foi parar a autoindefinição, a aventura inerente, a anomia de si: onde foram parar os cães vadios? Onde foi parar a estirpe de Sternfeld, apostando a vida em ser anónimo e obscuro no presente, ou para sempre, virando hambúrguer em Fort Wayne. “Hoje”, nas palavras do mestre Moriyama, “todos os cães são de estimação”.

Quem escreveu esse texto

Humberto Brito

É escritor, ensaísta e fotógrafo

Matéria publicada na edição impressa #87 nov em novembro de 2024. Com o título “Fort Wayne”

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