Rebentos,

Leitores de carteirinha: outubro 2024

Jovens frequentadores de bibliotecas comunitárias resenham seus livros preferidos

01out2024 • Atualizado em: 30set2024 | Edição #86 out
Ilustrações de Jan Limpens

Amanda Vitória Argolo Souza, 17 – Salvador (BA)

José Mauro de Vasconcelos. O meu pé de laranja lima.
Ilustrações de Jayme Cortez
Melhoramentos • 232 pp • R$ 63

Este clássico da literatura brasileira narra a emocionante história de Zezé, um menino de cinco anos que vive com a família pobre em um subúrbio do Rio de Janeiro. Ele é um garoto inteligente, sensível e cheio de imaginação, mas sua vida é marcada por dificuldades. Zezé enfrenta a falta de carinho e a violência em casa, onde seus pais, devido à pobreza, muitas vezes têm pouco tempo e paciência para lidar com suas travessuras.

Figuras

Entre os personagens, destacam-se o irmão mais velho de Zezé, o Totoca, que oscila entre um companheiro e uma figura que o repreende. Glória, a irmã mais velha, é uma das poucas que oferece afeto genuíno, como um porto seguro em meio às tempestades familiares. No entanto, o personagem mais especial na vida dele é o Minguinho, seu pé de laranja lima. Com a imaginação viva, Zezé transforma o pequeno arbusto em um amigo íntimo, que o escuta e conforta nos momentos de tristeza. Há também o Portuga, o vizinho mais bravo do bairro, com quem Zezé desenvolve um vínculo inesperado. Além de amigo, ele vira uma figura paterna.

Retratando um pai desempregado com muitos filhos para criar, o livro reflete muitas famílias ainda hoje. Um dia na escola, Zezé recebe uma notícia nada boa. O final é surpreendente e emocionante… Com altos e baixos, o livro traz a dura realidade vivida por muitas crianças e desperta emoções no leitor. Tenho certeza de que a história vai te prender: é uma leitura comovente que nos faz refletir sobre as pequenas alegrias que marcam o crescimento. E não só leia o livro, como também assista ao filme — você não vai se arrepender! 


Israel Sousa de Figueredo, 16 – Salvador (BA)

J. K. Rowling. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban.
Tradução de Lia Wyler
Rocco • 348 pp • R$ 59,90

Depois de encontrar a câmera secreta e lutar cara a cara com o bruxo das trevas, Harry enfrenta uma nova ameaça: os segredos e as mentiras contadas ao longo de doze anos e que podem mudar a vida do garoto para sempre.

Durante a narrativa, comecei a perceber o quanto o Harry está amadurecendo e como ele demonstra alguns sinais de comportamento de um adolescente normal (seja bruxo ou não). Ele vai sendo encorajado a usar os próprios poderes por Remo Lupin, o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.

Me emocionei quando Harry conheceu o padrinho que estava preso em Azkaban por crimes que não cometeu

Uma parte que achei muito emocionante foi quando Harry conheceu um membro de sua família, seu padrinho Sirius Black, que estava preso em Azkaban por crimes que não cometeu.

Além disso, a amizade que ele tem com Rony e Hermione faz diferença em todas as aventuras do livro, porque eles são inseparáveis. É uma amizade verdadeira e que foi sendo construída desde o primeiro momento em que se conheceram.

Mergulhamos nesse mundo fantástico criado pela autora, enquanto enfrentamos lobisomens e animagos, viajamos em um ônibus muito doido que transporta bruxos, e nos divertimos ao ver uma tia perversa virar um balão. Este livro é maravilhoso, assim como todos os outros da saga do Harry Potter.

Quem escreveu esse texto

Israel Sousa de Figueredo 

Tem dezesseis anos e estuda em Salvador (BA).

Amanda Vitória Argolo Souza

Tem dezessete anos e estuda em Salvador (BA).

Matéria publicada na edição impressa #86 out em outubro de 2024. Com o título “Leitores de carteirinha”

Para ler este texto, é preciso assinar a Quatro Cinco Um

Chegou a hora de
fazer a sua assinatura

Escolha como você quer ler a Quatro Cinco Um.

Faça uma assinatura anual com até 56% de desconto e ganhe uma ecobag exclusiva!

Entre para a nossa comunidade de leitores e contribua com o jornalismo independente de livros.