Rebentos,

Leitores de carteirinha: novembro 2024

Jovens frequentadores de bibliotecas comunitárias resenham seus livros preferidos

01nov2024 • Atualizado em: 31out2024 | Edição #87 nov

Abigail Faleiro, 15 — Esteio (RS)

Carina Rissi. Perdida, vol. 1: Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo.
Verus • 364 pp • R$ 59,90

Perdida, de Carina Rissi, é simplesmente um dos livros que têm totalmente o meu coraçãozinho! Ele me prendeu muito e me fez devorá-lo por inteiro. É um romance muito fofo e com toques de humor.

O livro fala de uma jovem chamada Sofia, que não acreditava em casamento e finais felizes. Porém, tudo isso muda até o fim da história. Depois de comprar um novo celular de uma vendedora misteriosa, um brilho ofuscante do aparelho acaba cegando-a, fazendo com que Sofia tropece e caia em nada mais, nada menos do que no século 19.

De início, Sofia se nega a ter sentimentos por Ian, mas ao final toma a melhor decisão de sua vida

Desorientada e caída no chão, é encontrada por um jovem chamado Ian. Para ele, é amor à primeira vista.

Sofia estranha as vestes de época de Ian e até pergunta se ele estava indo para um casamento temático. O jovem, ao mesmo tempo confuso e irritado — pois a encontra “quase sem roupas” —, e acreditando que ela tenha sido assaltada, leva Sofia para a própria casa e chama um médico para tratá-la de um machucado na cabeça.

Conforme a história avança, Sofia procura um jeito de voltar para casa, enquanto Ian se apaixona mais e mais por ela a cada dia que passa. De início, a personagem se negava a ter sentimentos por ele, por serem de séculos diferentes, mas, ao final, Sofia toma a melhor decisão de sua vida.


Ramon Silva Queiroz, 17 — Salvador (BA)

Raphael Montes. A mágica mortal: Uma aventura do Esquadrão Zero.
Ilustrações de Jonnifferr
Seguinte • 272 pp • R$ 59,90

O autor já escreveu outras obras como O vilarejo (2015), Jantar secreto (2016) e Uma mulher no escuro (2019), livros que são do gênero terror e suspense. E A mágica mortal (2023) não fica de fora, trazendo uma narrativa surpreendente e que prende o leitor.

O livro traz a história de Pedro, que tem um amigo assassinado por um criminoso, cuja identidade só nos é revelada no penúltimo capítulo. Até lá, são muitas suspeitas e nenhuma solução correspondente, mostrando que nem todo mundo serve para ser detetive, ainda mais em um caso como o do Mágico Assassino.

Esquadrão Zero

Pedro tem um grupo de amigos que irá acompanhá-lo nessa aventura para investigar o crime e perseguir o criminoso até o encontrarem, sendo eles: Pipa, Analu e Miloca (que são irmãs gêmeas), Nico e seu orangotango Samambaia, formando o Esquadrão Zero, nome dado em homenagem ao amigo que morreu.

Ele também é apaixonado por uma garota chamada Stella, o que traz uma trama secundária bem interessante sobre um menino apaixonado por alguém que para ele é inalcançável.

A história é ótima para iniciantes na literatura. Eu indicaria para qualquer um que estivesse começando, por ser uma leitura bem rápida, simples e que consegue desenvolver personagens importantes. 

O livro tem gravuras que facilitam a imaginação do leitor, tornando a leitura mais dinâmica e imersiva, junto com o ponto de vista de Pedro diante das situações que ocorrem na história. Recomendo principalmente para adolescentes e jovens adultos, vale muito a pena!

Matéria publicada na edição impressa #87 nov em novembro de 2024. Com o título “Leitores de carteirinha”

Para ler este texto, é preciso assinar a Quatro Cinco Um

Chegou a hora de
fazer a sua assinatura

Escolha como você quer ler a Quatro Cinco Um.

Então é Natal... e a Quatro Cinco Um tem um presente pra você!

Faça uma assinatura anual com até 56% de desconto e ganhe uma ecobag exclusiva.