
Rebentos,
Leitores de carteirinha: maio 2025
Jovens frequentadores de bibliotecas comunitárias resenham seus livros preferidos
01maio2025 • Atualizado em: 30abr2025 | Edição #93Maria Heloisa G. dos Santos, 13 — São Paulo (SP)
Nurit Bensusan. Amazônia: e eu com isso?.
Ilustrações de Taisa Borges
Peirópolis • 112 pp • R$ 58
Amazônia: e eu com isso? me proporcionou diversos pensamentos e opiniões durante a leitura. Pude aprender mais sobre o meio ambiente e refletir sobre as nossas ações como seres humanos.
O livro aborda diversos temas, permitindo ao leitor mergulhar e conhecer a história da nossa Amazônia e, principalmente, os problemas que a floresta tem enfrentado, como desmatamento, garimpo ilegal, agronegócio etc. Também descobri como os povos nativos da região são afetados e como não fazemos questão de cuidar da maior bacia hidrográfica do planeta.
O que me chamou muito a atenção durante a leitura foi que árvores e plantas medicinais foram estudadas com a hipótese de que poderiam trazer uma cura para o câncer. Entretanto, com as ações humanas, fomos desmatando e destruindo nossas esperanças. Doenças que atualmente são incuráveis poderiam ser repensadas com essas alternativas.
Mais Lidas
O livro também traz o contexto da Pré-História na Amazônia, contrariando estudos anteriores que indicam que a ocupação humana é relativamente recente na região.
Amazônia: e eu com isso? me fez refletir muito, repensar minhas ações e o que tenho feito para mudar a situação. Por isso, recomendo o livro para todos. Ele traz pensamentos críticos, fatos, opiniões e o principal: os motivos pelos quais temos que preservar nossa floresta e o meio ambiente.
Matéria publicada na edição impressa #93 em maio de 2025. Com o título “Leitores de carteirinha”
Chegou a hora de
fazer a sua assinatura
Já é assinante? Acesse sua conta.
Escolha como você quer ler a Quatro Cinco Um.
Faça uma assinatura anual com até 56% de desconto e ganhe uma ecobag exclusiva!
Entre para nossa comunidade de leitores e contribua com o jornalismo independente de livros.