Rebentos,
Leitores de carteirinha: julho 2025
Jovens frequentadores de bibliotecas comunitárias resenham seus livros preferidos
01jul2025 • Atualizado em: 30jun2025 | Edição #95Débora Fernandes Mafra Fonseca, 17 — Quilombo Bom Viver, Mirinzal (MA)
Itamar Vieira Junior. Torto Arado.
Todavia • 264 pp • R$ 79,90
Protagonizado pelas irmãs Bibiana e Belonísia, Torto Arado narra aspectos sociais, culturais e econômicos do contexto sertanejo brasileiro e faz analogia à realidade vivida por uma parcela da população negra e pobre, que vive à margem da sociedade e tem seus direitos violados. A história remonta a um cenário específico do sertão brasileiro, onde se enfatizam a violência, a seca, a fome, a religiosidade e a perpetuação do trabalho análogo à escravidão.
O livro tem forte presença de vozes e personagens femininas, abordando as diversas desigualdades inerentes ao contexto, tais como de gênero, raça e classe social, além de fazer menção a movimentos coletivos como a resistência de povos quilombolas na luta pelas terras e contra o trabalho escravo.
O texto fala da realidade de uma parcela da população predominantemente negra e pobre
Ao longo do livro, percebe-se a dinâmica intrafamiliar dos personagens, tendo como principal traço a religiosidade que evoca uma conexão com as respectivas ancestralidades. Assim, a história é permeada pela espiritualidade, sendo os personagens praticantes de uma religião de matriz africana.
Essa narrativa faz um link com aspectos sociais da atualidade. Da mesma maneira como os personagens viviam sem direitos básicos como moradia, alimentação e educação, muitos brasileiros ainda vivem sem direito à dignidade, resultado da desigualdade social e da falta de políticas públicas, que mantêm as populações negras, indígenas, ribeirinhas, beradeiras e periféricas à margem da sociedade.
Matéria publicada na edição impressa #95 em julho de 2025.
Chegou a hora de
fazer a sua assinatura
Já é assinante? Acesse sua conta.
Escolha como você quer ler a Quatro Cinco Um.
Faça uma assinatura anual com até 56% de desconto e ganhe uma ecobag exclusiva!
Entre para nossa comunidade de leitores e contribua com o jornalismo independente de livros.