Ilustração de Jan Limpens

Rebentos,

Leitores de carteirinha: janeiro 2025

Jovens frequentadores de bibliotecas comunitárias resenham seus livros preferidos

01jan2025 • Atualizado em: 08jan2025 | Edição #89 jan

Maria Carolina G. F. dos Santos, 17 — Salvador (BA)

Jorge Amado. Capitães da areia.
Companhia de Bolso • 280 pp • R$ 59,90

Capitães da areia, obra-prima de Jorge Amado, mostra a vida de um grupo de meninos de rua em Salvador na década de 30. Através da narrativa rica em detalhes, somos apresentados a personagens marcantes que vivem à margem da sociedade. 

Conhecidos como os “capitães da areia”, os jovens formam uma família nas ruas, liderados pelo destemido Pedro Bala. Entre os capitães, encontramos o sonhador Sem-Pernas, a sensível Dora e o habilidoso Professor. Juntos, eles encaram a luta pela sobrevivência em uma sociedade que os marginaliza cada vez mais.

A obra aborda a desigualdade social e a infância perdida, assim como a união. Jorge Amado denuncia a indiferença da sociedade em relação aos jovens abandonados e expõe as consequências desse descaso. Os meninos vivem em um ambiente hostil, onde a criminalidade é uma escolha a ser feita para garantir a sobrevivência.

A linguagem poética de Jorge Amado captura a vida nas ruas e transmite as emoções dos personagens

Um aspecto marcante do livro é a linguagem poética utilizada pelo autor, que captura a vida nas ruas e transmite as emoções dos personagens, então deu para ficar envolvido com cada detalhe das histórias de cada jovem, e perceber os detalhes que não reparamos na realidade, mesmo estando diante dos nossos olhos.

O romance é uma reflexão profunda sobre a condição humana e as desigualdades sociais que ainda permanecem. É uma obra rica em significados que nos faz olhar para as realidades invisíveis ao nosso redor. 

Matéria publicada na edição impressa #89 jan em janeiro de 2025. Com o título “Leitores de carteirinha”

Para ler este texto, é preciso assinar a Quatro Cinco Um

Chegou a hora de
fazer a sua assinatura

Escolha como você quer ler a Quatro Cinco Um.

Sol, sombra
e boas leituras

Faça uma assinatura anual com até 56% de desconto e ganhe uma ecobag exclusiva.