Repertório 451 MHz,

A Bahia é o meu centro

Itamar Vieira Junior conversa sobre seu premiado romance "Torto arado", religiosidade, a Chapada Diamantina e suas preferências literárias

21jan2021 - 08h55

Está no ar o trigésimo terceiro episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros! Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil. 

O apresentador Paulo Werneck e a editora da Quatro Cinco Um Paula Carvalho conversam com Itamar Vieira Junior, um dos escritores mais premiados dos últimos anos, ganhador dos prêmios Jabuti, LeYa e Oceanos por seu livro Torto arado (Todavia). O episódio tem participação especial da cantora e compositora baiana Josyara lendo trechos do livro. A cobertura de literatura brasileira da Quatro Cinco Um tem o apoio do Itaú Cultural.

Ouça aqui e agora: 

A página Repertório 451 MHz reúne os links para o último episódio e para os livros citados, listas, além de imagens, sugestões de leitura e outras indicações para se aprofundar nos temas discutidos. 

O podcast 451 MHz pode ser ouvido gratuitamente no site da revista e também nos principais tocadores de podcasts. Ele é publicado na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês. 

A apresentação é do editor Paulo Werneck e a direção é da jornalista Paula Scarpin, da Rádio Novelo, start-up de podcasts que produz o 451 MHz para a Associação Quatro Cinco Um. Para contribuir com a realização do podcast, convidamos você a fazer uma assinatura da Quatro Cinco Um, a revista dos livros.

Bloco 1 (3:17)

O apresentador Paulo Werneck recebe Itamar Vieira Junior, ganhador dos prêmios Jabuti, LeYa e Oceanos por seu livro Torto Arado (Todavia). O livro narra a história de duas meninas, filhas de trabalhadores rurais do sertão da Bahia, e trata de trabalhadores que vivem, há gerações e até hoje, em servidão no interior do Brasil. O livro foi resenhado na Quatro Cinco Um por Luciana Araujo Marques e foi eleito pela revista um dos melhores livros de 2019. Colaborador da Quatro Cinco Um, Itamar já resenhou livros de Muryatan Barbosa, Bernardine Evaristo e Herta Müller.

“Eu tinha certeza de que se eu mandasse para as grandes editoras aqui no Brasil, eu ia ficar na gaveta. Os prêmios eram uma oportunidade de ser avaliado”, diz Itamar, que observa também a demora do mercado editorial brasileiro em reconhecer a literatura negra: “Parece que finalmente descobriram que os autores negros escrevem, escrevem bem e vendem bem”.

O escritor fala ainda sobre o lado místico e religioso do livro, a escolha do título, emprestado do poema “Marília de Dirceu”, de Tomás António Gonzaga, e também de seu trabalho no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do contato com pessoas em situação de escravidão.

Bloco 2 (31:07)

No segundo bloco, Itamar fala sobre o projeto eugenista brasileiro e o processo de apagamento dos negros, citando o quadro A redenção de Cam, do artista espanhol Modesto Brocos, que mostra o branqueamento de uma família em quatro gerações.

A rendenção de Cam, de Modesto Brocos

O autor também fala sobre sua admiração pelo escritor japonês Yukio Mishima, cujo livro Vida à venda foi resenhado por ele para a edição 42 da Quatro Cinco Um. Por fim, Itamar fala sobre o novo romance em que está trabalhando.

Ao longo dos dois blocos, a cantora e compositora baiana Josyara recita trechos de Torto arado.

Desafio

O escritor Itamar Vieira Junior lançou um desafio aos nossos ouvintes, que pode ser ouvido neste episódio. A melhor resposta — que deve ser postada no Twitter ou no Instagram, marcando a @quatrocincoum, até a meia-noite de 26/1 — ganha uma assinatura anual, impressa e digital, da Quatro Cinco Um. Participe!

Parênteses
Todavia (0:30)

Você sabia que a Todavia tem um clube de assinaturas? Todo mês, lançamentos de ficção do mundo inteiro selecionados pela editora são entregues numa caixinha na porta da sua casa. Os planos são mensais ou semestrais e na adesão você ganha uma sacola exclusiva do Clube. Assinantes ainda têm desconto no site da Todavia, além de acesso a encontros on-line com a equipe da editora e conteúdo complementar exclusivo. Quer receber na sua casa uma boa história todo mês? Então venha saber mais no nosso site: todavialivros.com.br/todomes

Assinantes da Quatro Cinco Um têm 20% de desconto para compras no site da editora.

Companhia das Letras (28:56)

Rádio Companhia, o podcast da Companhia das Letras. Desde 2016, agora uma vez por semana, conversas sobre os lançamentos da editora, entrevistas com nossos autores, leitura de trechos em primeira mão, audiolivros e muito mais.

Nosso programa volta agora no final de janeiro com um especial sobre os principais lançamentos do ano. Enquanto estamos de férias, você pode escutar o último papo do ano passado, sobre a obra de James Baldwin, com Jeferson Tenório e Fernando Baldraia.

Você escuta a Rádio Companhia no seu tocador de podcasts favorito ou em nosso blog: blogdacompanhia.com.br. Escuta lá que em breve nos encontramos novamente. Até já!

Assinantes da Quatro Cinco Um têm 20% de desconto para compras no site da editora.

451 MHz — Ouvintes entusiastas (29:55)

Criamos um plano de assinatura para você que gosta de ouvir o nosso podcast e quer nos mandar uma força extra. Com o Plano Ouvinte entusiasta, por R$ 20 por mês, você dá uma força para o 451 MHz e também para o 20 Mil Léguas, o nosso novo podcast sobre ciências e livros. E, em troca, recebe acesso completo ao nosso site e também ao nosso clube de benefícios, que dá direito a descontos de até 30% em livros e outros produtos culturais. 

Renata Campos Salles Moraes Abreu
Marcia Adorno
João Alcântara
Guilherme Alpendre 
Leonardo Maciel Andrade
Vanessa Lopes Baldin
Maria Paula Barbosa
Leila Barreto
Thiago Barreto
Andre Bressan
Patrícia Carneiro de Brito
José Osmar Azevedo Carneiro
Teresa Bunte de Carvalho
Eduardo Martinelli Carvalho
Cecília Tümler de Carvalho
Lucas Carvalho
Luciano Carvalho
Murilo Carvalho
Roberto Carvalho
Cecilia Castellini
Carolina Chagas
Camila Chaves
Mariane Miguel Chaves
Gabriel Navarro Colasso
Paula Ladeira Colonelli
Paulo Roberto Alves Moreira da Conceição
Claudia Sampaio Costa
Walter Craveiro
Aline Viana da Cruz
Ana Carolina Lessa Dantas
Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas 
Marisa Dodorico
Gustavo Dutra
Kelly de Souza Ferreira
Ronaldo Ribeiro Ferreira
Waldomiro José da Silva Filho
Paula Fontana Fonseca
Luiza Franco
Maria Filomena Gregori
Caroline Greve
Julia Guarilha
Mariah Guedes
Sandrine Ghys
Paula Juchem
Sandro Vimer Valentini Junior
Fábio Kalvan
Marjorie Leite 
Claudio Lima
Leila Lima
Manuela Magalhães
Carla Maia
Roberta Marquezin
Rita Mattar
Maria Cristina Savaia Martini
Lenivia Mendes
Loide Migliorini
Mariana Pinheiro e Moreira
Victor Muniz
Luiz Antônio Thimotti Nicoliello 
Ana Novais
Ligia Helena Sales Nunes
Valeria Wey Barbosa de Oliveira
Bruno Emanuel Carvalho Oliveira
Ana Pessoa Pacheco
Eliane Hatherly Paz
Thomaz Pereira
Luísa Plastino
Diana Radomysler
Douglas de Oliveira Rocha
Heloisa Vieira da Rocha
Leni Manzatti Rodrigues
Radmila Salviano
Fabio Cunha dos Santos
Juliano Machado dos Santos
Marcella Costa Motta dos Santos
Silvana Scarinci
Luiz Eugênio Sena
Gustavo Sénéchal
Gabriel Barbosa Silva
Victor Hugo Siqueira
Guilherme Sorgine
João Pedro de Souza
André Viana
Flávia Bezerra Tone Xavier
Luiza Martins Werneck
Thomaz Werneck
André Wolf

O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo para a Quatro Cinco Um
Apresentação: Paulo Werneck
Coordenação Geral: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Produção: Marcelle Darrieux e Clara Rellstab
Edição: Claudia Holanda
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Juliana Jaeger
Gravado com apoio técnico da Som de Cena (SP).
Para falar com a equipe: [email protected].br