A Terceira Margem do Reno,

Um rio de histórias entre Alemanha, Brasil e França

Com nomes como Noemi Jaffe, Glicéria Tupinambá, Preta Rara e outros 25 convidados, podcast discute melancolia, família, totalitarismos e outros temas contemporâneos com apoio em mais de 40 livros

04nov2022

A Terceira Margem do Reno é um podcast que promove o encontro entre três culturas literárias: autoras e autores brasileiros evocam seus diálogos, influências e paralelos com escritoras e escritores contemporâneos de língua francesa e alemã. A iniciativa é uma parceria entre a Embaixada da França no Brasil, o Goethe-Institut, e a Associação Quatro Cinco Um. 

Em nove episódios, o podcast percorre alguns temas centrais na literatura contemporânea: cidades, viagens, como contar histórias, totalitarismos, amor, sexo e família, melancolia, memória, gastronomia, hospitalidade e migrações. Os temas são o gancho para que convidadas e convidados brasileiros compartilhem suas leituras de grandes nomes de língua francesa ou alemã, clássicos ou contemporâneos, que tenham livros publicados no Brasil.

O primeiro episódio será lançado em 9 de novembro e o trailer já está no ar. Os episódios serão publicados a cada duas semanas, até março, sempre às quartas. 

Evento de lançamento

No dia 9 de novembro, o evento híbrido Muito próximo do hoje, realizado na Biblioteca do Goethe-Institut Rio de Janeiro, marcará o lançamento do podcast. O encontro terá a presença do autor alemão Leif Randt e da autora francesa Léonor de Récondo (em participação remota) e mediação de Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um. A conversa gira em torno de amor, sexo e família, temas de um dos nove episódios do podcast.

Amor e sexo aparecem com uma faceta bem contemporânea no romance Allegro Pastell, de Leif Randt (Editora Bestiário, 2021), no qual o autor descreve a relação à distância entre uma jovem autora em Berlim e um web designer no estado de Hessen e a vida moderna com festas, sexo e drogas, jantares em restaurantes e comunicação constante via celular.

Léonor de Récondo explora em seus dois livros publicados no Brasil (editora Dublinense, 2020) as possibilidades da expressão do afeto e da identidade para além das normas socialmente estabelecidas — e é assim que ela nos conduz por meio do processo de transição de gênero de seu protagonista em Ponto Cardeal, e da descoberta do afeto entre duas mulheres na França rural do começo do século 20 no romance Amores

O diálogo conta com tradução simultânea em português, alemão e francês e com transmissão ao vivo, somente em português, no canal da Cooperação Cultural Franco-Alemã no Rio (CCFA Rio) no YouTube.

Sobre o podcast 

Mas por que A Terceira Margem do Reno? O rio Reno demarca a fronteira entre a França e a Alemanha e simboliza, na história da literatura, o encontro entre essas duas culturas. Os rios, assim como os livros, alimentam o manancial de histórias da literatura contemporânea e moldam o nosso futuro ao correr sempre para a frente. 

Por esses motivos, os rios foram escolhidos como elemento simbólico que atravessa o podcast e une as três margens da literatura – Brasil, Alemanha e França. A expressão “terceira margem” ao mesmo tempo evoca uma obra-prima da literatura brasileira, o conto “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa, e aponta para as tradições literárias não europeias.

A produção do podcast envolveu um grupo de críticos literários, tradutores e pesquisadores que atuaram como roteiristas dos episódios, promovendo o diálogo com outros campos do saber, como a arte, o urbanismo, a psicanálise, as ciências e as ciências sociais. Foram realizadas entrevistas com 28 autores brasileiros contemporâneos das mais diferentes origens, sensibilidades e visões de mundo, buscando um conjunto plural e diverso de perfis, opiniões e experiências estéticas.

A seleção de livros abordados privilegiou as obras francesas e alemãs que tenham sido publicadas no Brasil, para facilitar o acesso aos textos para o leitor brasileiro. Na seleção de entrevistados, buscou-se valorizar saberes tradicionais — a cosmovisão, a mitologia e as narrativas literárias dos povos originários —, e também de populações vulnerabilizadas por processos históricos antigos, como a escravidão e o colonialismo, ou contemporâneos, como o racismo, as migrações forçadas e as violações aos direitos humanos.

Os episódios percorrem cidades, espaços reais e imaginários, períodos históricos recentes ou distantes no tempo, para compor um fluxo narrativo que espelha o dinamismo atual da literatura contemporânea nos países de língua francesa, na Alemanha e no Brasil. A apresentação é dos jornalistas Paula Carvalho e Paulo Werneck. A pesquisa e os roteiros ficaram a cargo dos apresentadores e de Bianca Tavolari, professora de direito, ensaísta e colunista da Quatro Cinco Um, Marcela Vieira, editora e crítica literária, Odorico Leal, tradutor e crítico literário, e Willian Vieira, jornalista, crítico literário e editor.

A cantora e compositora Tiê fez leituras de trechos de "A terceira margem do rio", de Guimarães Rosa, e também foi a responsável pela direção de locução, cuja gravação ocorreu no Estúdio Rosa Flamingo.

Para retratar plasticamente o encontro cultural promovido pelo podcast, o artista pernambucano J.Miguel foi convidado a criar um conjunto de xilogravuras que ilustra cada um dos temas dos episódios. O resultado expressa a concepção do podcast: uma estética brasileira que reelabora e transforma os temas e espaços da literatura europeia. Essas gravuras deram origem à identidade visual do podcast, elaborada pelas designers Isadora Bertholdo e Giovanna Farah.

A edição e mixagem ficou a cargo de André Whoong, músico e produtor que assina a trilha sonora, a edição e os efeitos sonoros, criando uma atmosfera convidativa e contemporânea. A distribuição nas plataformas de podcasts foi feita pela Rádio Novelo, parceira de produção da Quatro Cinco Um.

A Terceira Margem do Reno é um podcast feito em correalização pelas unidades do Rio de Janeiro e de São Paulo do Goethe-Institut, pela BiblioMaison e Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil e pela Associação Quatro Cinco Um.

Associação Quatro Cinco Um 
Direção geral: Paulo Werneck
Direção executiva: Mariana Shiraiwa
Coordenação geral e tratamento do roteiro: Paula Carvalho
Pesquisa e roteiro: Bianca Tavolari, Marcela Vieira, Odorico Leal, Paula Carvalho, Paulo Werneck e Willian Vieira
Produção: Ashiley Calvo 
Edição, sonorização, trilha sonora, finalização e mixagem: André Whoong
Direção de locução: Tiê
Arte: J.Miguel
Design gráfico: Giovanna Farah e Isadora Bertholdo
Distribuição: Rádio Novelo / Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Gravado com o apoio técnico do estúdio Rosa Flamingo

Goethe-Institut
Como instituto cultural da República Federal da Alemanha, promovemos o intercâmbio cultural, a educação e o discurso social em um contexto internacional e apoiamos o ensino e a aprendizagem da língua alemã. Presentes em 98 países, com 158 unidades, atuamos no Rio de Janeiro desde 1957. Nosso instituto no centro da cidade é aberto ao público, e nossa biblioteca pode ser utilizada on-line ou no local sem custos. Nossa vasta programação cultural é elaborada em parceria com a cena local e comprometida com os princípios de transparência, diversidade e sustentabilidade. Como um foco atual, estreitamos os laços franco-alemães no Rio de Janeiro por meio de uma multiplicidade de projetos conjuntos, dos quais o podcast A Terceira Margem do Reno é parte.

Embaixada da França no Brasil 
O Serviço de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) da Embaixada da França no Brasil tem a missão de apoiar, assessorar e implementar projetos de cooperação entre a França e o Brasil e se subdivide regionalmente em quatro setores específicos: artes e cultura; língua francesa e educação; ensino superior, ciência e inovação; governança (modernização do Estado, direitos humanos e justiça) e questões globais (desenvolvimento sustentável e saúde). Suas equipes atuam em várias capitais e têm vocação regional: Brasília (para as regiões Norte e Centro-Oeste), São Paulo (para a região Sul), Recife (para a região Nordeste), Rio de Janeiro (para a região Sudeste) e Belo Horizonte (para o estado de Minas Gerais). Há ainda dois escritórios temáticos sediados em São Paulo e com vocação nacional: um para o audiovisual, e outro que é o Escritório do Livro, Debate de Ideias e Música Contemporânea. Deste último, faz parte a BiblioMaison, no Rio de Janeiro, estrutura que integra mais diretamente o projeto A Terceira Margem do Reno.

Juntes na Cultura
A França e a Alemanha estão ligadas por uma história comum e uma amizade que é motor de transformações na Europa e no mundo. Os dois países renovaram um tratado histórico, no dia 22 de janeiro de 2019, em Aachen. Entre as medidas de fortalecimento da cooperação, consta a aproximação por meio de institutos culturais em diversos locais, entre eles o Rio de Janeiro. Aqui, as atividades conjuntas se intensificaram a partir de parcerias entre o Goethe-Institut Rio de Janeiro e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. 

Serviço 
A Terceira Margem do Reno 
Nas principais plataformas de podcast 

Evento de lançamento
Muito próximo do hoje, com Leif Randt e Léonor de Récondo
Data: 9 de novembro
Horário: 18h30
Local: Biblioteca do Goethe-Institut Rio de Janeiro
Endereço: Rua do Passeio, 62, 2° andar – Centro
Transmissão ao vivo pelo link: youtube.com/ccfario
Com coquetel de confraternização, tradução simultânea e sorteio de livros
Evento sujeito a lotação