Bagagem literária, Literatura japonesa,

Best-seller ‘Se os gatos desaparecessem do mundo’ será tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um de agosto

Romance de estreia do japonês Genki Kawamura será debatido com leitores e com Anna Ligia Pozzetti, apresentadora do Komorebicast

07ago2024
O escritor japonês Genki Kawamura (Divulgação)

Se os gatos desaparecessem do mundo, romance do escritor japonês Genki Kawamura publicado pela editora Bertrand Brasil, com tradução de Tomoko Gaudioso, será o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de agosto, que acontecerá na quinta-feira (29), às 19h, via Zoom. Inscrições neste link

Para debater o título, a convidada é Anna Ligia Pozzetti, intérprete de japonês, mestre em história econômica e apresentadora do podcast Komorebicast, que fomenta conversas sobre pesquisas e estudos relacionados ao Japão feitos por brasileiros.

A intérpreta de japonês e podcaster Anna Ligia Pozzetti (Divulgação)

Se os gatos desaparecessem do mundo é a estreia de Kawamura e vendeu mais de 2 milhões de exemplares só no Japão, além de ser traduzido para mais de dezoito línguas. O autor também tem trabalhos no audiovisual como produtor e roteirista.

Na história, Kawamura reflete sobre perda, reconciliação e tentações através um jovem carteiro que recebe o diagnóstico de uma doença em fase terminal. Sem contato com a família e com poucos meses de vida, seu único companheiro é um gato. 

Antes de se conformar com a morte, porém, uma luz no fim do túnel aparece quando o entregador recebe uma proposta: ganhar um dia a mais de vida a cada ser que fizesse desaparecer do mundo. A partir desse encontro, o enredo mergulha em um grande dilema existencial.

Participantes do clube têm 30% de desconto na compra pelo site da editora Bertrand Brasil com o cupom JHSP451 (válido até 31 de agosto). O cupom não é aplicado ao valor do frete e só pode ser usado uma vez por CPF.

Literatura japonesa

Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza. 

Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta do mês. Em março, quando a parceria atingiu a marca de cinquenta encontros com leitores, a Japan House São Paulo lançou uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um (acesse aqui). 

Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um

Livro: Se os gatos desaparecessem do mundo, de Genki Kawamura
Data: 29 de agosto
Hora: 19h (duração aproximada de 1h30)
Local: on-line
Valor: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)

Editoria com apoio Japan House São Paulo

Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.