
Bagagem Literária, Festival literário,
Arena da Palavra movimenta livrarias de rua de São Paulo em julho
Projeto que promove leituras, conversas com autores, lançamentos e oficinas de escrita agora faz parte do Festival Cidade da Cultura
08jul2025Pelo terceiro ano seguido, o festival Arena da Palavra movimenta a cena literária paulistana ao longo do mês de julho com leituras, bate-papos com autores, lançamentos e oficinas de escrita em livrarias de rua. O evento, que este ano passa a fazer parte do Festival Cidade de Cultura, acontece até 26 de julho em 27 livrarias e sebos de várias regiões da capital.
A ideia é levar para os espaços “um grande clube do livro”, define o produtor Marcelo Sollero, diretor do Polo Cultural e idealizador do evento. Para isso, o Arena da Palavra realiza encontros conduzidos pela figura do “autor-livreiro”, que seleciona um título no acervo da livraria, lê uma passagem e puxa a conversa com os leitores.
Entre as autoras e autores convidados estão Aline Bei, que apresenta seu terceiro romance, Uma delicada coleção de ausências (Companhia das Letras), Lilia Guerra, que lançou recentemente uma nova edição do seu Perifobia (Todavia), Marçal Aquino, Cristhiano Aguiar e a artista visual paulistana Cassiana Der Haroutiounian, que acaba de publicar Uma ilha chamada Armênia (Tabla), ensaio visual sobre a terra de seus ancestrais que também traz textos de poetas armênias.
O Arena da Palavra tem ainda lançamentos de autores estrangeiros, como o argelino Ahmed Taibaoui, que publica O desaparecimento do Sr. Ninguém (Tabla). O cubano Leonello Abello Mesa, anunciado pela organização, não obteve a autorização para deixar seu país.
Mais Lidas
Os encontros do festival acontecem nas livrarias Ponta de Lança, Patuscada, Bibla, Livraria da Vila, Livraria Simples, Cabeceira, Sebo Pura Poesia, Livraria Nove Sete, Banca Tatuí, Ria Livraria, Livraria do Espaço, Na Nuvem, Livraria da Tarde, Megafauna, Loja Monstra, Livraria Gráfica, Pé de Livro, Livraria Miúda, Livraria Caraíbas, Espaço Sophia, Banca de Livros, Sentimento do Mundo, Livraria Bandolim, Livraria do Brooklin, Ugra, Companhia Ilimitada e Sebo Chama de Uma Vela. Confira aqui a programação por dia e espaço.
Festival Cidade da Cultura
O Arena da Palavra integra em 2025 o Festival Cidade da Cultura, que reúne diversas formas de expressão artística, como artes visuais, música, circo, comédia, performance e, claro, literatura. Ao todo, os eventos acontecem em cerca de 150 espaços até 31 de julho.
Além de artistas brasileiros, o festival traz para São Paulo atrações de fora do Brasil. Entre elas, o coreógrafo e diretor de dança australiano Lewis Major, o circo acrobático Ten Thousand Hours, também da Austrália, e os artistas visuais Alex Pachón, da Espanha, e Julieth Morales, da Colômbia. Veja a programação aqui.
Porque você leu Bagagem Literária | Festival literário
Flip terá performances de Arnaldo Antunes e Gregorio Duvivier e geopolítica com Ilan Pappe e Marina Silva
O festival reúne ainda Cristina Rivera Garza, Astrid Roemer, Neige Sinno, Ricardo Araújo Pereira e GauZ’, convidados anunciados na programação completa
JUNHO, 2025Mais de Redação Quatro Cinco Um
Na nossa pele
Lázaro Ramos e Ronilso Pacheco conversam sobre arte, religião e antirracismo
JULHO, 2025