

451, Literatura japonesa,
‘Neve de primavera’, de Yukio Mishima, será tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
Autor explora as tensões trazidas pela modernidade no Japão em romance que será debatido no dia 24 de abril com a escritora e pesquisadora Cristiane Sato
28mar2025 • Atualizado em: 23abr2025Neve de primavera, de Yukio Mishima, será debatido com os leitores e a escritora e pesquisadora em cultura japonesa Cristiane Sato no Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, que acontece na quinta-feira, 24 de abril, às 19h, via Zoom. No romance, publicado pela Estação Liberdade com tradução de Fernando Garcia, o autor traz um olhar crítico às transformações trazidas pela modernidade no Japão durante o período final da era Meiji (1867-1912) e o início da era Taisho (1912-1926). Inscrições neste link.
Em Neve de primavera, primeiro volume da tetralogia Mar da Fertilidade, o autor constrói sua crítica retratando a elite emergente que penetra na antiga aristocracia da era Meiji e reproduz padrões culturais europeus. Como é comum na sua obra, Mishima analisa com afinco a ocidentalização do Japão que invadiu tradições milenares do país durante a primeira metade do século 20.

Na trama, um jovem da nobreza recém-formada lida com a própria criação privilegiada e presencia a tensão entre a velha e a nova aristocracia japonesa. Mishima reivindica o fortalecimento de uma identidade nipônica e retoma assuntos recorrentes nos romances anteriores, como corpo e sexualidade.
O escritor também assinou peças teatrais, poemas, ensaios e contos. Na coletânea Morte em pleno verão (Companhia das Letras, 2024), Mishima detalha no conto “Patriotismo” a prática do seppuku por um tenente do Exército — a mesma que o autor utilizaria para se suicidar no dia 25 de setembro de 1970. Em um ato que simbolizou seu âmago patriótico, o escritor invadiu um quartel de Tóquio com a intenção de derrubar o governo da época e retomar o Império, mas após ser derrotado, se suicidou por meio deste ritual próprio das tradições dos samurais.
Autora de Japop: o poder da cultura pop japonesa (NSP, 2007) e diretora cultural da Associação Fukushima Kenjinkai do Brasil, Cristiane Sato é quem irá conduzir a conversa sobre o romance de Mishima. A convidada também é tradutora de mangás e animes e divulga a cultura japonesa em diversas mídias desde 1995.
Os participantes do clube têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da editora usando o cupom JHSP451ABR25. O cupom fica vigente entre 31/03 e 26/04 e é válido para um único uso por CPF.
Literatura japonesa
Mais Lidas
Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza.
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta-feira do mês. No site da Japan House São Paulo há uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um.
Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um
Livro: Neve de primavera, de Yukio Mishima
Data: 24 de abril
Horário: 19h
Local: on-line
Valor: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)
Editoria com apoio Japan House São Paulo
Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.
Porque você leu 451 | Literatura japonesa
Uma forma para a solidão
Romance de Yuko Tsushima retrata o desajuste de uma mulher tímida que tenta reconstruir sua rotina depois de uma separação
JULHO, 2025Mais de Redação Quatro Cinco Um
Edição de julho traz especial sobre Paulo Leminski
Leyla Perrone-Moisés, Tarso de Melo e Estrela Ruiz Leminski relembram o poeta curitibano, autor homenageado da Flip 2025, enquanto Marcelo Miranda escreve sobre a cena literária da cidade natal do escritor
JULHO, 2025