451,

Edição de abril traz um especial sobre como nasce a democracia

A revista dos livros traz textos de jornalistas, escritores e fotógrafos sobre os 50 anos da Revolução dos Cravos, um ensaio de Mieko Kawakami, uma entrevista com César Aira e mais

05abr2024

A Quatro Cinco Um de abril traz o especial “Como nasce a democracia”, sobre os cinquenta anos da revolução que derrubou a ditadura mais longeva da Europa. Sebastião Salgado, Leão Serva, Ruy Castro e Dulce Maria Cardoso relembram o 25 de Abril, dia em que a democracia venceu em Portugal; Nara Vidal resenha o livro que desafiou o salazarismo e se tornou manifesto feminista internacional; e um Listão especial da Revolução dos Cravos. A capa traz uma fotografia de Sebastião Salgado.

A edição traz ainda entrevistas com o escritor argentino César Aira e a poeta pernambucana Adelaide Ivánova; um ensaio de Mieko Kawakami sobre como os homens podem tornar o mundo melhor para mulheres; uma análise de Paulo Roberto Pires sobre a relação de Annie Ernaux com a fotografia; além de uma reportagem sobre a saga de uma família em busca de justiça pela morte de um jovem jornalista durante a ditadura no Brasil.

‘Shinjuku, Tokyo’ (1981), foto de Bernard Pierre Wolff que faz parte da exposição e livro-catálogo Extérieurs — Annie Ernaux et la photographie, em cartaz na Maison Européenne de la Photographie (Paris). As anotações da escritora francesa servem de fio condutor para explorar as relações de sua obra com a imagem, escreve Paulo Roberto Pires [MEP Collection/Bernard Pierre Wolff/Divulgação]

Entra as resenhas da edição, estão o livro do historiador João Fragoso sobre as origens da hierarquia social, o novo romance de Nara Vidal, as edições brasileiras de obras dos poetas portugueses Ruy Belo e Luís Miguel Nava e o inventário poético de pequenos objetos de Chiara Carrer.

A escritora Mieko Kawakami, autora de Peitos e ovos (Intrínseca) [Charly Triballeau/AFP via Getty Images]

Os comunistas mensais estrelam nas primeiras páginas da revista: Juliana Borges analisa o filme Ficção americana, Renato Parada fotografa a quadrinista Aline Zouvi, Ondjaki escreve uma carta para Clarice Lispector, Renan Quinalha resenha Cinema Orly e Bianca Tavolari resenha Madri 1940: memórias de um jovem fascista.

Jeffrey Wright no papel de Thelonious “Monk” Ellison [Reprodução]

Se você está aqui, já deve ter resolvido arado que a Quatro Cinco Um está de cara nova. Saiba mais sobre o novo site da revista dos livros e os primeiros autores confirmados d’A Feira do Livro na revista de abril.

César Aira em seu escritório, no bairro de Flores, em Buenos Aires [Alejandra López/Divulgação]

A edição traz destacados 13 livros e um listão com 96 lançamentos, em 23 áreas.