Na nossa pele: continuando a conversa
Lázaro Ramos
Editora Objetiva // 128 pp • R$ 69,90
O ator, cineasta e escritor Lázaro Ramos dá continuidade às reflexões sobre as desigualdades raciais e sociais no Brasil iniciadas em Na minha pele (Objetiva, 2017). Agora, o autor traz elementos desconhecidos sobre sua trajetória, aprofundando a história de sua mãe e conferindo à obra um caráter autobiográfico.
Trecho:
“Você que vem sendo minha companhia em mais esta viagem deve ter notado que falei muito de como a arte pode auxiliar nesse processo. A arte é o meu ofício, mas seja qual for a sua profissão meu sonho é que você encontre nela ferramentas e possibilidades para ser feliz.
Este livro fala sobre usar a arte como recurso para proporcionar diálogo e como auxiliar nos processos civilizatórios. Depois de tantos anos nesta profissão, aprendi nos processos de expressão artística que não há como não ser afetado. Para a produção artística, precisamos estar despertos e despertar. E a arte nos desperta mesmo quando não estamos atentos a isso. Ela está na nossa vida mesmo quando não percebemos. Não há como ouvir uma música e não se embalar pela melodia e harmonia, pela alegria, pela emoção que ela traz, da música mais dançante à mais reflexiva. E aí olha a conclusão…”