{ Bagagem literária } Livrarias
Eiffel
Inaugurada no centro de São Paulo em fins de 2022, a Livraria Eiffel tem uma localização privilegiada: fica no térreo do icônico Edifício Eiffel, projeto de Oscar Niemeyer e Carlos Lemos, a poucos passos da praça da República, cercada de cafés e restaurantes, e perto da sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da Escola da Cidade — uma tremenda vantagem, visto que a livraria é voltada especialmente para a arquitetura e o urbanismo, atraindo acadêmicos, estudantes e amantes dessas áreas. O catálogo, dividido em dois andares, tem cerca de 2.500 títulos, incluindo exemplares raros, cuidadosamente garimpados em sebos e leilões pelo proprietário Leo Wojdyslawski.
Estudante de arquitetura, advogado e hoje livreiro, Wojdyslawski diz que o acervo foi montado num tripé: “Temos três tipos de livros. A começar, as publicações das editoras brasileiras, que estão em catálogo e as editoras nos mandam. Depois, os importados, uma seleção que requer um pouco mais de pesquisa. Eu fico de olho nos catálogos e nos lançamentos das grandes editoras internacionais e faço a seleção”, explica. “E daí tem os livros usados, de segunda mão, que na maioria são raros. Isso eu fico garantindo em livrarias quando viajo, ou pesquisando e encomendando na internet. É um trabalho constante”. Entre as raridades, estão Brazil Builds, publicado pelo MoMA em 1943, e o esgotado Obras completas de Paulo Mendes da Rocha, escrito por Daniele Pisani e publicado pela GG em 2013.
O espaço de 75 metros quadrados, antes ocupado por uma loja de roupas, passou por uma reforma para restaurar o projeto original do prédio, construído na década de 50. O pé-direito de oito metros foi resgatado e o mezanino, revitalizado. Além de livros sobre arquitetura, urbanismo, design gráfico, paisagismo e desenho industrial, a livraria conta com um espaço dedicado a exposições — reforçando a conexão com as artes visuais.
Wojdyslawski destaca o caráter técnico do acervo da loja: “A coisa mais legal da Eiffel é que é uma livraria técnica com um acervo bem atraente para arquitetos, para pesquisadores e para professores”. A livraria visa suprir uma lacuna deixada pela antiga livraria do IAB, oferecendo também um espaço para lançamentos de livros, palestras e debates.
A logomarca, inspirada nos cobogós da fachada do edifício, reforça o diálogo com a arquitetura, o design e a rua, elementos que permeiam o conceito da livraria: ser um ponto de encontro e um espaço aberto, tanto para a cidade quanto para as trocas de ideias, no efervescente centro paulistano.
(Gaía Passarelli visitou a livraria em setembro de 2024)
Endereço Praça da República, 183, República, São Paulo (SP)
Resenhas e notícias relacionadas a Eiffel
A casa que não encontra o lar
A origem dos apartamentos duplex e os modos de vida na cidade moderna
Maíra RosinComo desconstruir um herói
Autora peruana Gabriela Wiener revê a figura do tataravô, um explorador de sítios arqueológicos sul-americanos no século 19
Gustavo FiorattiEncontro marcado
A Feira do Livro 2023 reúne dezenas de autores, cerca de 130 editoras, livrarias e instituições na praça Charles Miller, em São Paulo, de 7 a 11 de junho
Redação Quatro Cinco UmFeia, suja e malvada
Paris inventada por Eric Hazan é um negativo das imagens idílicas das selfies, city tours e cartões-postais
Luiz Henrique Horta