{ Bagagem literária } Livrarias
Livraria da Tarde
Em um quarteirão tranquilo, escondido das ruas movimentadas do bairro paulistano de Pinheiros, a Livraria da Tarde merece o título de “refúgio”: um ambiente acolhedor e cuidadosamente pensado para estimular a leitura e as conversas. Fundada a partir do sonho de infância de Monica Carvalho, psicóloga tornada livreira, a casa tem um acervo cuidadosamente selecionado de literatura adulta e infantojuvenil, artes, ciências humanas e negócios. Para Monica, a missão da livraria vai além do comércio: “Nossa expectativa é que os livros nas estantes ganhem vida nas mãos dos leitores, afinal, um livro só está vivo quando é aberto e lido”.
O espaço conta com uma bela e confortável sala dedicada à literatura infantil, onde os pequenos leitores podem explorar livros de autores que marcaram gerações, como Ziraldo e Ruth Rocha, além de participar de sessões de contação de histórias. Há uma estante de lançamentos para quem busca novidades de gêneros variados e também seções que abrigam temas específicos, como crônicas, quadrinhos e viagens.
Para além do espaço, um dos grandes diferenciais da Livraria da Tarde é a curadoria, que reflete o profundo conhecimento literário de Monica e de sua equipe de livreiros. “Os livreiros são super leitores e apaixonados por livros. Estamos sempre prontos para ajudar, sugerir e conversar sobre leituras. A ideia é que as pessoas se sintam acolhidas, sem pressa de ir embora", explica Monica, sempre presente na livraria recebendo clientes como se estivesse abrindo as portas da própria casa. Nos fundos da loja, há um café que serve pães de queijo, bolos, docinhos e sanduíches, além de chás e sucos. Os visitantes são bem-vindos para folhear os livros enquanto comem ou bebem algo.
A livraria também tem uma programação contínua de eventos, promovendo, desde 2020, clubes de leitura, rodas de conversa e lançamentos. Em 2024, uma série de encontros homenageou grandes autores da literatura brasileira, como Clarice Lispector, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Ariano Suassuna.
O zelo dos atendentes e a atmosfera acolhedora, que convida à permanência e ao convívio, encontram eco nas palavras de Monica ao resumir a essência do lugar: “O que diferencia a Livraria da Tarde das outras livrarias da cidade, sem dúvida, é o nosso atendimento. A gente recebe as pessoas como se estivéssemos recebendo na nossa casa. A ideia é que elas fiquem, não tenham pressa de ir embora. Queremos que as pessoas venham, leiam, conversem e se sintam em casa”.
(Gaía Passarelli visitou a livraria em setembro de 2024)
Endereço Rua Cônego Eugênio Leite, 956, Pinheiros, São Paulo (SP)