Em 1977, ainda estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, o jovem Marcelo Ferraz foi indicado para trabalhar com Lina Bo Bardi (1914-1992). Na época, a arquiteta modernista ítalo-brasileira dava o pontapé inicial no projeto de transformação de uma antiga fábrica no que hoje é o Sesc Pompeia, na zona oeste da capital paulista. O encontro entre os dois alterou para sempre a trajetória de Ferraz. Além de uma amiga, ele ganhou uma distinta professora de arquitetura — e de seus papéis fundamentais na sociedade —, sobre quem conta mais em Ao lado de Lina, publicado pela WMF Martins Fontes.
No livro, Ferraz compila uma série de textos e fotografias que remetem aos seus longos anos de trabalho e amizade com a arquiteta, como os projetos para concursos de arquitetura — um deles para a cidade de Salvador, ao lado do então vereador Gilberto Gil — , e o período de nove anos (de 1977 a 1986) da construção do Sesc Pompeia, em São Paulo. É também neste marco da arquitetura paulistana que o autor lança Ao lado de Lina nesta terça-feira, 15.
Entre fotografias com Pierre Verger, Oscar Niemeyer e Gal Costa e imagens dos famosos almoços e encontros na Casa de Vidro (lar paulistano de Lina), Ferraz inclui fac-símiles das anotações originais da arquiteta, que revelam parte de sua personalidade forte e singular. A obra também traz uma entrevista inédita para a revista Veja que Lina deu ao jornalista Fábio Altman, mas não foi publicada; e uma conversa entre ela, Ferraz, a ex-diretora do MAC-USP Marta Bogéa e o poeta e ensaísta Augusto Massi.
Junto às fotografias desta galeria, Marcelo Ferraz comenta sobre o momento em que foram tiradas e retoma lembranças, sempre ao lado de Lina.

Lina na obra do Sesc Pompeia com o engenheiro Luiz Otávio de Carvalho, André Vainer, o empreiteiro Bola e Marcelo Ferraz


“O desenho foi feito por Lina para encomendar a foto logo abaixo (em que posam André Vainer, Lina e Marcelo Ferraz) ao fotógrafo Edu Simões. É como uma espécie de direção de arte, citando até Eisenstein.” (Acervo Marcelo Ferraz; Eduardo Simões/Divulgação)

“Tínhamos acabado de fechar as pranchas (uma delas na parede, atrás) para a entrega do projeto do concurso. Lina chamou Luiz Hossaka para fazer uma foto/registro da equipe e do momento. O desenho de Lina na parede ilustra a capa da nova edição, a ser lançada pela WMF Martins Fontes, do famoso ‘livrão’ sobre sua obra (Lina Bo Bardi, 6ª edição, 2025).” (Acervo Marcelo Ferraz/Divulgação)

“Lina em um dos muitos almoços que oferecia aos amigos. Na foto, com Edmar de Almeida e Victor Nosek.” (Acervo Marcelo Ferraz/Divulgação)
“Lina, Roberto Pinho, Gilberto Gil e Marcelo Ferraz na Casa de Vidro, em um encontro para discutir os projetos para Salvador. Roberto, secretário de projetos especiais da prefeitura, e Gil, presidente da Fundação Gregório de Mattos. Sonhávamos em recuperar e transformar o centro histórico da cidade.” (Luiz Prado/Folhapress/Divulgação)

“Caminhávamos pelo centro de Santos depois de visitar a Bolsa do Café. Fomos até lá para conhecer o Casarão do Boqueirão, que abriga hoje a Pinacoteca Benedito Calixto. Um convite que não se concretizou para fazermos o projeto de arquitetura. Pena porque teria sido certamente um belo projeto de Lina na cidade.” (Juan Esteves/Alícia Esteves/Divulgação)
“Essa é a melhor foto que fiz na vida. O momento exato do clique. Depois de um lindo almoço oferecido por Lina a Pierre Verger na Casa de Vidro. Com frio, Verger senta em frente à lareira e pede uma manta para se aquecer. Lina lhe traz um poncho que havia sido de sua mãe.” (Acervo Marcelo Ferraz/Divulgação)

“Lina recebeu seu amigo Oscar Niemeyer para um almoço na Casa de Vidro. Encontro memorável de dois gigantes, que trocavam gentilezas e carinho e compartilhavam sua indignação sobre o mundo tão injusto que vivemos.” (Acervo Marcelo Ferraz/Divulgação)

“Lina na FAU-USP, em abril de 1989, em uma palestra memorável, a última de sua vida, para o auditório lotado. Foi polêmica, sintética e contundente com suas ideias sobre arquitetura e sua função no mundo contemporâneo. Quem viu viu; quem não viu tem que ler porque foi publicada. Na foto, o prefeito de Salvador, Fernando José; Lina recebendo um beijo do vereador Gilberto Gil; Marcelo e Ualfrido Del Carlo, diretor da FAU.” (Acervo Marcelo Ferraz/Divulgação)

“Com Lina na Casa de Vidro, em 1990, em um dia de trabalho. Estávamos repassando alguns desenhos do projeto do Palácio das Indústrias, no Parque D. Pedro.” (Acervo Marcelo Ferraz/Divulgação)

“Almoço com Lina na choperia do Sesc Pompeia, um de seus lugares preferidos para receber amigos, conversar sobre trabalho etc. Foram muitos anos de almoços e encontros, após a primeira abertura do Pompeia, em 1982. Até Zaha Hadid passou por lá, quando era ainda totalmente desconhecida. E é lá que faremos o lançamento do meu livro.” (Sérgio Gicovate/Acervo Instituto Bardi/Divulgação)