O Journal du dehors (em tradução livre, Diário do exterior), publicado por Annie Ernaux em 1993, é o fio condutor da exposição Extérieurs — Annie Ernaux et la photographie, em cartaz em Paris, na MEP (Maison Européenne de la Photographie). A mostra e seu livro-catálogo (MEP/Mack) aproximam as anotações da escritora às 150 imagens escolhidas nos acervos da instituição parisiense pela curadora inglesa Lou Stoppard.
“A princípio empenhada em balizar a seleção por imagens de Paris e arredores feitas entre 1985 e 1992, período coberto pelo diário, ainda inédito no Brasil, Stoppard logo perceberia que o essencial está na intenção com que a escritora e as fotógrafas e fotógrafos buscam captar desvios da percepção anestesiada, do senso comum, do literal, em registros potencialmente contaminados pela objetividade da representação, não importa se em Tóquio ou Nova York, num parque, numa feira ou nas imagens saturadas de uma tela da televisão”, escreve Paulo Roberto Pires em sua coluna na Quatro Cinco Um.
‘Istambul, Turquia’, 1986. Foto de Jean-Christophe Béchet do portfólio ‘European WE 2015’. (MEP Collection/ Jean-Christophe Béchet)
‘Nabari Mie’, 1977. Foto de Issei Suda, da série ‘Fushikaden’ (MEP collection / Issei Suda / Akio Nagasawa Gallery)
‘Yuraku-cho, Toquio’, 1948. Foto de Ihei Kimura (MEP Collection/ Noshka van der Lely)
‘Rua Rivoli’, 1957. Foto de Johan van der Keuken, da série ‘Paris Mortel’ (MEP Collection/ Noshka van der Lely)
‘18 horas, Ponte de Bercy, Paris’, 1979. Foto de Claude Dityvon (MEP Collection/Claude Dityvon)
‘Estação Ploshchad Vosstaniya, São Petersburgo’, 2005. Foto de Ursula Schulz-Dornburg. (MEP Collection /Ursula Schulz-Dornburg)
‘Restaurante no estilo 1900. O garçom’, 1957. Foto de Janine Niepce. (MEP Collection/Janine Niepce /Roger Viollet)