Capa,

Protagonismo negro

Edição que comemora os 180 anos de Machado de Assis e o protagonismo negro na literatura tem pôster especial para Assinantes Associados

31out2019 - 23h00 | Edição #28 nov.2019

Machado de Assis, nosso escritor maior, está na capa da Quatro Cinco Um de novembro. A imagem, da Agência Grey do Brasil e da Faculdade Zumbi dos Palmares, faz parte da Campanha Machado de Assis Real, contra o embranquecimento do escritor em fotos e contra o preconceito racial. A campanha quer reparar essa injustiça, substituindo as fotos embranquecidas por sua imagem real.

A edição aborda as crônicas desconhecidas de Machado, publicadas agora em livro, e as traduções de seus romances para inglês, dinamarquês e espanhol. O especial sobre protagonismo negro na literatura discute também relações sociais, cotas, feminismo, poesia, religião e imigração, além de incluir uma entrevista com o músico (e escritor) Martinho da Vila.

Duas novas biografias de Raul Seixas ganham resenha, assim como o romance Sobre os ossos dos mortos, de Olga Tokarczuk, que recebeu recentemente (e tardiamente) o Nobel de Literatura de 2018. A edição também tem Susan Sontag pelo olhar de nosso colunista Paulo Roberto Pires e Cecilia Meireles pelo cronista Luiz Anotnio Simas, além de colunas de Kalaf Epalanga e Djaimilia Pereira de Almeida. Textos sobre literatura japonesa, moradia no Brasil, as mentiras da indústria alimentícia e o aclamado filme nacional Bacurau também compõem a revista, além de um listão com 117 lançamentos do mercado editorial.

Assine no plano Assinante Associado até 30/11 e receba o seu exemplar com um pôster especial de Machado de Assis.

Matéria publicada na edição impressa #28 nov.2019 em outubro de 2019.