Capa,
Borges no centro
Capa gráfica de Celso Longo e Daniel Trench ressalta recém-lançada biografia do escritor argentino
14dez2018 | Edição #9 mar.2018Os artistas Celso Longo e Daniel Trench (@cldt.design), que atuam em parceria desde 2008 e são autores do projeto gráfico da Quatro Cinco Um, e Julia Monteiro, diretora de arte da revista, assinam a capa da revista #9, de março de 2018, dedicada a Jorge Luis Borges. Longo e Trench desenvolvem projetos de identidade visual, como catálogos, livros e revistas, voltados para a área cultural. Entre seus clientes estão o Instituto Moreira Salles, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Sesc Pompeia, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Nexo Jornal e as editoras Cobogó e Movimenta. Longo é arquiteto e mestre em design e arquitetura pela FAU-USP e professor e coordenador do núcleo de design da Escola da Cidade. Trench é bacharel em artes plásticas pela FAAP e mestre pela ECA-USP, editor de arte da revista Serrote e professor de design visual na ESPM. A designer Julia Monteiro foi editora-assistente de arte na Folha de S.Paulo.
O que uma fonte ideal precisa ter?
Celso: Conexão e pertinência para com os conteúdos que carregará e os contextos pelos quais circulará.
Daniel: Um propósito.
Como é o processo criativo de vocês?
Celso: Principalmente nos projetos que divido com o Daniel, é um processo baseado em muita conversa antes de qualquer formalização. Assim, normalmente, o desenho só aparece depois da definição de uma ideia ou conceito norteador para o trabalho.
Daniel: Conversa, conversa, conversa, conversa, conversa, conversa, conversa, conversa, conversa.
O que os inspira?
Celso: Cinema, música, artes visuais, literatura… enfim, qualquer linguagem onde o binômio conteúdo/forma me pareça bem resolvido, pertinente.
Daniel: A conversa.
Mais Lidas
Matéria publicada na edição impressa #9 mar.2018 em junho de 2018.
Porque você leu Capa
De Freud a Fanon
No especial de psicanálise, Sigmund Freud, Otto Gross e Frantz Fanon ajudam a compreender as tensões atuais
FEVEREIRO, 2021