Capa,

A pergunta decisiva

A capa da edição de junho traz uma questão crucial para os nossos tempos: o que fazer?

01jun2020 - 14h06 | Edição #34 jun.2020

O que fazer? A edição de junho da Quatro Cinco Um tenta responder à pergunta decisiva com a ajuda de Milton Hatoum, Gregório Duvivier, Luiz Antonio Simas, Lilia M. Schwarcz, Heloisa M. Starling, Luiz Felipe de Alencastro, Arminio Fraga,, Eugênio Bucci, Maria Rita Kehl, Mario Magalhães, Jarid Arraes, Rafael Mafei Rabelo Queiroz, Leonardo Fróes, Pedro Cesarino e André Perfeito; além de examinar livros de Lênin e Tchernychevskii que têm a pergunta como título. 

A revista traz ainda textos sobre o cerco à liberdade acadêmica, a geopolítica do feminismo decolonial, o perigo das mentiras fascistas, o cotidiano de uma escola de latim, a moda do século 19, luminares da literatura japonesa, os segredos de Aldir Blanc, o caráter alienante da internet e o papel das pandemias no redesenho do mundo, entre outros.

A ilustração de capa é de João Montanaro, chargista da Folha de S.Paulo desde 2010. Ele é autor de Cócegas no raciocínio (Garimpo Editorial), premiada com um Troféu HQ Mix de melhor publicação de cartuns em 2011, e "Eu não me arrependo de nada" (edição do autor). Participou da coletânea MSP Novos 50, dos Estúdios Maurício de Sousa, e do projeto Osmose, de intercâmbio entre ilustradores brasileiros e alemães, patrocinado pelo Goethe Institut.

Matéria publicada na edição impressa #34 jun.2020 em maio de 2020.