

451, Literatura japonesa,
Romance de estreia do Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro será tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
‘Uma visão pálida das colinas’ será debatido no dia 29 de maio com a presença da escritora Beatriz Bracher
09maio2025Uma visão pálida das colinas, romance de estreia do Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro, será debatido com os leitores e a escritora Beatriz Bracher no Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, que acontece na quinta-feira (29), às 19h, via Zoom. Escrito em 1982, o livro chegou ao Brasil em março deste ano, publicado pela Companhia das Letras em tradução de Jorio Dauster. Inscrições neste link.

No romance, o escritor nipo-britânico relata o cotidiano no pós-guerra em Nagasaki a partir da vida de Etsuko, a protagonista, e Sachiko, sua vizinha. A trama enlaça o destino das duas personagens como um espelho da conjuntura política e social do Japão, um país afundado em traumas emocionais e crise identitária.

As memórias de Etsuko dão o tom da narrativa, que transita entre o passado e o presente. Por meio da história da protagonista, o autor apresenta elementos de sua própria biografia, como a migração para a Inglaterra após se deparar com um país devastado pela guerra e pela invasão dos Estados Unidos.
Nascido em Nagasaki, Ishiguro chegou aos cinco anos em terras britânicas. O autor recebeu o Nobel de Literatura em 2017, além de ter ganhado o Booker Prize por Os vestígios do dia (Companhia das Letras), que foi adaptado para o cinema.
O debate será conduzido pela também premiada escritora paulistana Beatriz Bracher. Vencedora do prêmio Oceanos, Bracher lançou no fim de 2024 o romance histórico Guerra — I (Editora 34), o primeiro volume de uma trilogia que retrata a Guerra do Paraguai a partir de relatos de combatentes.
Os participantes do clube têm 25% de desconto na compra do livro pelo site da editora usando o cupom JHSP451MAIO25. O cupom fica vigente até 31/5, válido para um único uso por CPF.
Literatura japonesa
Mais Lidas
Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza.
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta-feira do mês. No site da Japan House São Paulo há uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um.
Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um
Livro: Uma visão pálida das colinas, de Kazuo Ishiguro
Data: quinta-feira, 29 de maio
Horário: 19h
Local: on-line
Valor: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)
Editoria com apoio Japan House São Paulo

Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.
Porque você leu 451 | Literatura japonesa
Suspense bem calculado
Adaptado às telas em diversos países, romance policial de Keigo Higashino envolve leitor com um crime ocultado por um gênio da matemática
MAIO, 2025