Repertório 451 MHz,
Entrevista com os vampiros
De “Drácula” a “Crepúsculo”, por que a figura do sugador de sangue continua a seduzir na literatura e no cinema
19mar2021Ouça mais Episódios
Está no ar o trigésimo sétimo episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros! Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil.
Mais Lidas
Este episódio do 451 MHz vem regado a sangue. O apresentador Paulo Werneck convida a editora da Quatro Cinco Um Paula Carvalho a entrevistar Lady Sybylla, autora de Deixe as estrelas falarem (Dame Blanche, 2020) e criadora do blog Momentum Saga, e Pedro Amaral, doutor em letras pela PUC-Rio e autor de Meninas más, mulheres nuas: as máquinas literárias de Adelaide Carraro e Cassandra Rios (Papéis Selvagens, 2017). Também conta com a participação especial da atriz Cláudia Raia lendo trechos de “O vampiro” e de Drácula. Ela acaba de lançar o livro Sempre Raia um novo dia, em parceria com Rosana Hermann, pela Harper Collins Brasil.
Ouça aqui e agora:
A página Repertório 451 MHz reúne os links para o último episódio e para os livros citados, listas, além de imagens, sugestões de leitura e outras indicações para se aprofundar nos temas discutidos.
O podcast 451 MHz pode ser ouvido gratuitamente no site da revista e também nos principais tocadores de podcasts. Ele é publicado na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês.
A apresentação é do editor Paulo Werneck e a direção é da jornalista Paula Scarpin, da Rádio Novelo, start-up de podcasts que produz o 451 MHz para a Associação Quatro Cinco Um. Para contribuir com a realização do podcast, convidamos você a fazer uma assinatura da Quatro Cinco Um, a revista dos livros.
O vampiro na literatura
Lady Sybylla escreveu na edição 43 da revista dos livros a resenha do conto “O vampiro”, de John Polidori, considerado o primeiro trabalho moderno de vampiros que sedimentou na literatura o arquétipo do sugador de sangue. Publicado originalmente em 1819, a Sebo Clepsidra em coedição com a Aetia lançou uma edição comemorativa de duzentos anos da obra. A noite em que a história foi criada envolveu também o surgimento de outro clássico: Frankenstein, de Mary Shelley.
A história de “O vampiro” acabou influenciando várias outras obras parecidas, inclusive Drácula, de Bram Stoker (1897), que ganhou, desde então, várias edições. Em sua análise do papel do sexo, do dinheiro e da alimentação na história do conde Drácula, Pedro Amaral valeu-se de uma edição da editora Könemann, de 1995, com o texto original em inglês, e outra da Ediouro, de 2001, que traz também Frankenstein e O médico e o monstro, todos traduzidos por Adriana Lisboa.
A L&PM Pocket também traz um versão de bolso do clássico, em tradução de Theobaldo de Souza, e a DarkSide apresenta duas edições da obra, uma original e outra com tradução de Marcia Heloisa – ambas vêm com uma estaca para caçadores de vampiros!
Drácula inspirou vários filmes, com destaque para Nosferatu, de F. W. Murnau (1922); a versão homônima de Werner Herzog, de 1979, com Klaus Kinski e Isabelle Adjani; e Drácula, de Francis Ford Coppola (1992), além da clássica interpretação de Bela Lugosi e de Christopher Lee.
A origem da história de Drácula é contada em Dracul: a origem de um monstro (Planeta Minotauro, 2018), inspirada nos manuscritos perdidos de Bram Stoker. O atual herdeiro do espólio do escritor, Dacre Stoker, juntou-se ao autor e roteirista J. D. Barker (Forsaken) para revelar o trecho que havia sido suprimido do manuscrito original do clássico.
Já no Brasil, André Vianco segue com essa tradição com a Saga Vampiro Rei (Novo Século, 2004), entre outras obras que seguem a literatura fantástica e de terror.
A febre dos vampiros continuou nas últimas décadas com fenômenos literários e cinematográficos de autoria de Anne Rice e Stephenie Meyer. A primeira fez sucesso com a coleção Crônicas Vampirescas, iniciada com Entrevista com o vampiro (1976), e que chegou ao Brasil com tradução de Clarice Lispector, além de uma adaptação cinematográfica com Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas e Kirsten Dunst, em 1994, dirigida por Neil Jordan. Os vampiros criados por Rice continuam a fazer sucesso, catorze livros depois de Entrevista com o vampiro. Tanto que a editora Rocco lançou recentemente uma nova edição de Vampiro Lestat, o segundo livro das crônicas, com tradução de Reinaldo Guarany (ano passado a editora lançou novas edições de outros títulos da coleção). Em tempo, em 2020 a autora anunciou que estava trabalhando em uma nova adaptação audiovisual da sua obra, dessa vez para uma série de TV ao estilo Game of Thrones.
Já esse mito foi ressignificado pela saga Crepúsculo, criada por Stephenie Meyer, e que segue a história de amor entre a garota mortal Bella e o vampiro Edward Cullen, um jovem adolescente de 117 anos. A obra mais recente dessa série, Sol da meia-noite, lançado pela Intrínseca e com tradução de Carolina Rodrigues, Flora Pinheiro, Giu Alonso, Maria Carmelita Dias, Marina Vargas e Viviane Diniz, foi resenhada por Paula Carvalho.
Parênteses
Todavia
Estão abertas as inscrições da segunda edição do prêmio todavia de não ficção. Estamos em busca de reportagens que, ancoradas em apuração, pesquisa e escrita consistentes, iluminem fatos e nos ajudem a conhecer novas histórias. Prepare o seu projeto ou incentive algum amigo a ter seu livro publicado. O livro não precisa estar pronto, mas é preciso apresentar um texto inicial de pelo menos 160 mil caracteres. O vencedor ganha um contrato de publicação com a Todavia que inclui um adiantamento no valor de R$ 15 mil. As inscrições vão até 23 de abril. Leia o regulamento completo e se inscreva em: todavialivros.com.br/premio. Prêmio todavia de não ficção – histórias reais para tempos irreais
Assinantes da Quatro Cinco Um têm 20% de desconto para compras no site da editora.
Editora Record
Há justiça divina quando há injustiça humana? Somos todos capazes do bem e do mal? É possível perdoar o imperdoável? Essas são algumas das questões presentes no romance de estreia da mineira Carla Madeira, Tudo é rio, publicado em nova edição pela Editora Record.
Tudo é rio conta a história de um triângulo amoroso formado por Dalva e Venâncio, um casal apaixonado, que passa por uma perda que muda seu destino por completo; e de Lucy, uma prostituta despudorada que acaba tomando parte da jornada dos dois.
O livro desenha a trama em um espaço e tempo indefinidos e retrata de maneira intensa e arrebatadora a complexidade das relações humanas. Tudo é rio é um fluxo, uma correnteza que arrasta o leitor, desde "puta", a primeira palavra do livro, até o seu ponto final. E a adrenalina é tanta que, quando termina, dá vontade de começar tudo outra vez.
Sucesso de público e crítica, Carla Madeira já concorre ao cargo de uma das melhores escritoras do país.
Tudo é rio narra as intensidades que a vida coloca pra gente: dores, impotência, ódio, perdão e, acima de tudo, sobre o amor e as contradições de amar.
Rádio Companhia, o podcast da Companhia das Letras
Em nosso último episódio, entrevistamos Micheliny Verunschy, autora do livro O som do rugido da onça, que acaba de chegar às livrarias.
Nele, a escritora e historiadora ficcionaliza a história real de duas crianças indígenas raptadas pelos cientistas alemães Martius e Spix, no Século XIX, levadas para a Alemanha;
O som do rugido da onça dá voz à menina do povo Miranha, que na Europa passa a ser Isabella, e do menino de origem Juri, que se transforma em mais um Johann. É também o encontro de Josefa, no Brasil de hoje, que se depara com essa história e, mais que isso, com essa imagem, numa exposição regular na Avenida Paulista.
Procure aí a Rádio Companhia em seu tocador de podcasts e siga acompanhando as entrevistas, debates e clubes de leitura da Companhia das Letras.
Especial Rubem Fonseca
Acabamos de publicar um episódio especial do 451 MHz, em formato narrativo, sobre a vida e a obra de um dos autores centrais da literatura brasileira contemporânea, o Rubem Fonseca, que morreu há um ano. Nesse episódio especial, vamos seguir no encalço do Rubem Fonseca para responder perguntas, desfazer clichês e compreender as razões de sua enorme influência na literatura brasileira contemporânea. Esse será o primeiro de uma coleção de episódios roteirizados que explorarão a vida e a obra dos nossos grandes autores. Ouça o episódio aqui.
451 MHz — Ouvintes entusiastas
Criamos um plano de assinatura para você que gosta de ouvir o nosso podcast e quer nos mandar uma força extra. Com o Plano Ouvinte entusiasta, por R$ 20 por mês, você dá uma força para o 451 MHz e para fazermos outros episódios especiais como o do Rubem Fonseca, o nosso novo podcast sobre ciências e livros. E, em troca, recebe acesso completo ao nosso site e também ao nosso clube de benefícios, que dá direito a descontos de até 30% em livros e outros produtos culturais.
Renata Campos Salles Moraes Abreu
Marcia Adorno
Guilherme Alpendre
Neusa Chiurciu Alpendre
Leonardo Maciel Andrade
Vanessa Lopes Baldin
Maria Paula Barbosa
Cristina Ribeiro Barczinki
Leila Barreto
Thiago Barreto
Thais Bichara
Carmo Emanuel Almeida Biscarde
Samuel Valim Bologna
Aline Bona
Célio Braga
André Casaroli da Costa Branco
Andre Bressan
Patrícia Carneiro de Brito
Marina Buendia
Alexandre Rodrigues Caitano
José Osmar Azevedo Carneiro
Teresa Bunte de Carvalho
Eduardo Martinelli Carvalho
Cecília Tümler de Carvalho
Lucas Carvalho
Luciano Carvalho
Murilo Carvalho
Roberto Carvalho
Cecilia Castellini
Carolina Chagas
Camila Chaves
Mariane Miguel Chaves
Gabriel Navarro Colasso
Paula Colonelli
Paulo Roberto Alves Moreira da Conceição
Claudia Sampaio Costa
Walter Craveiro
Aline Viana da Cruz
Ana Carolina Lessa Dantas
Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas
Gustavo Dutra
Kelly de Souza Ferreira
Ronaldo Ribeiro Ferreira
Waldomiro José da Silva Filho
Paula Fontana Fonseca
Márcia Cristina Fráguas
Luiza Franco
Cecília Góes
Maria Filomena Gregori
Caroline Greve
Julia Guarilha
Mariah Guedes
Sandrine Ghys
Paula Juchem
Fábio Kalvan
Ilana Katz
Marjorie Leite
Claudio Lima
Leila Lima
Myrna Lima
Carla Maia
Roberta Marquezin
Maria Cristina Savaia Martini
Francisco Mastropietro
Rita Mattar
Lenivia Mendes
Valéria Midena
Loide Migliorini
Mariana Pinheiro e Moreira
Victor Muniz
Luiz Antônio Thimotti Nicoliello
Ana Novais
Ligia Helena Sales Nunes
Bruno Emanuel Carvalho Oliveira
Ana Pessoa Pacheco
Thomaz Pereira
Luísa Plastino
Diana Radomysler
Douglas de Oliveira Rocha
Heloisa Vieira da Rocha
Leni Manzatti Rodrigues
Radmila Salviano
Fabio Cunha dos Santos
Juliano Machado dos Santos
Marcella Costa Motta dos Santos
Luiz Eugênio Sena
Gustavo Sénéchal
Gabriel Barbosa Silva
Victor Hugo Siqueira
Guilherme Sorgine
João Pedro de Souza
Adriana Teixeira
André Viana
Flávia Bezerra Tone Xavier
Luiza Werneck
Thomaz Werneck
André Wolff
O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo para a Quatro Cinco Um
Apresentação: Paulo Werneck
Participação especial: Claudia Raia
Coordenação Geral: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Produção: Gabriela Varella
Edição: Claudia Holanda
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Juliana Jaeger
Gravado com apoio técnico da Som de Cena (SP).
Para falar com a equipe: [email protected]. br
Porque você leu Repertório 451 MHz
Gaza no coração
Os escritores Benjamin Moser e Milton Hatoum comentam a resistência palestina e analisam o estado atual da guerra no Oriente Médio
OUTUBRO, 2024