Repertório 451 MHz,

As ferramentas do biógrafo

Autor de biografias de Getúlio Vargas e Padre Cícero, Lira Neto abre no 451 MHz a sua caixa de ferramentas do biógrafo, revelando os macetes, os segredos e os bastidores desse ofício

09jun2023 | Edição #70

Está no ar o 89º episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros. Autor de biografias de Getúlio Vargas, Padre Cícero e da cantora Maysa, Lira Neto abre no 451 MHz a sua caixa de ferramentas do biógrafo, revelando os macetes, os segredos e os bastidores desse ofício, sobre o qual ele se debruça no seu mais novo livro A arte da biografia: como escrever histórias de vida.

Biografias


O escritor cearense Lira Neto [Daryan Dornelles/Divulgação]

Lira Neto é um dos mais conhecidos biógrafos do país, tendo escrito um total de dezesseis livros, em sua maioria de biografias individuais e coletivas. Entre as individuais, pode-se destacar a trilogia de Getúlio Vargas e as biografias Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão (Companhia das Letras, 2009) e Maysa: Só numa multidão de amores (Companhia das Letras, 2017).

Já as biografias coletivas, que acompanham um grupo de indivíduos em vez de uma única pessoa, são Uma história do samba (Companhia das Letras, 2017) e Arrancados da terra (Companhia das Letras, 2021). Esta última obra conta a história de judeus perseguidos na Península Ibérica, que fogem para o Brasil e depois fundam a cidade que veio a ser Nova York.

O lançamento mais recente de Lira Neto é A arte da biografia: como escrever histórias de vida (Companhia das Letras), em que revela os bastidores do ofício do biógrafo. A jornalista Karla Monteiro escreveu uma resenha sobre esse livro e A vida por escrito: ciência e arte da biografia, de Ruy Castro (Companhia das Letras).

No momento, Lira Neto está preparando simultaneamente duas biografias: uma do escritor Oswald de Andrade e outra do compositor Luiz Gonzaga

Lira Neto é também um dos convidados d’A Feira do Livro, que acontece de 7 a 11 de junho na praça Charles Miller, na frente do estádio do Pacaembu. Às 15h, no Palco da Praça, ele conversa com Richard Zenith, biógrafo de Fernando Pessoa. Veja o resto da programação aqui.

Além de escritor, Lira Neto é um grande leitor. Recentemente ele se desfez da maior parte da sua biblioteca, fazendo doações para instituições, amigos, pesquisadores e jornalistas.

O melhor da literatura LGBTQIA+

Ariel F. Hitz, autor de Junho te trouxe aqui, indica Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu, publicado pela Companhia das Letras.

Obra mais célebre do escritor gaúcho, publicada em 1982, traz dezoito contos que consolidam seu estilo confessional, mostrando como era ser uma pessoa LGBTQIA+ na ditadura.

Confira a lista completa de indicações dadas no podcast 451 MHz, no bloco O Melhor da Literatura LGBTQIA+.

O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo e da Associação Quatro cinco um.
Apresentação: Paulo Werneck
Coordenação Geral: Évelin Argenta e Paula Scarpin
Produção: Ashiley Calvo
Edição: Luiza Silvestrini
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace e Luis Rodrigues, da Pipoca Sound
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Bia Ribeiro
Para falar com a equipe: [email protected]

Matéria publicada na edição impressa #70 em junho de 2023.